3 caracteristicas básicas do Google Apps que vão facilitar o seu dia a dia

A produtividade de uma empresa aumenta de acordo com a velocidade de ação, ou seja, o tempo que seu time leva para concluir uma tarefa: quanto menor for o gasto exigido, no sentido do esforço que este time tem para finalizar esta mesma tarefa, maior é a produtividade da sua equipe. É aí que você se pergunta: como melhor organizar a produção do meu negócio para fazer ainda mais, com o menor custo e a menos tempo? A resposta pode estar na internet e no mundo digital.

O Google possui um dos maiores investimentos em cloud computing: o Google Apps. E eles estão completamente acessíveis às necessidades da sua empresa.

Mas o que é Cloud Computing e o que é o Google Apps?

Computação em nuvem, no bom português, é uma nova forma de consumir a tecnologia (não é uma tecnologia nova como alguns dizem), e essa nova forma nos ajuda a pensar o trabalho de uma forma mais barata, prática e segura. Uma das formas mais comuns de se utilizar a nuvem atualmente é através de softwares como serviço (SaaS), que são aplicativos acessíveis online, sem a necessidade de instalação em máquina. Em outras palavras, você pode trabalhar qualquer PC ou dispositivo móvel com acesso à internet (ou até sem internet). E é aqui que o Google Apps te ajuda.

Tratam-se de diversos aplicativos que realizam as operações mais cruciais para a sua empresa: e-mails, documentos, planilhas, agenda, apresentações, contatos e diversas outras ações. Tudo feito pelos aplicativos do Google. Mas quais são as funcionalidades do Google Apps que realmente podem ter impacto positivo para a produtividade da sua empresa? É isso que você vai ver a seguir:

MOBILIDADE

Com o Google Apps, você consegue ter acesso a todos os seus documentos de trabalho (podendo não só visualizá-los, mas editá-los) a qualquer hora do dia, em qualquer aparelho com internet. Ou seja, mesmo se você está longe do escritório, em uma viagem, ou sem um computador em mãos, você ainda tem a opção de acessar um “escritório virtual” dentro do celular.

SEGURANÇA

Com o Google Apps, o medo de perder os arquivos no computador não existe mais. Como tudo fica guardado em um servidor online, se você perder acesso ao PC do seu trabalho, bastará acessá-lo em outro computador e será possível retomar o trabalho no ponto que você deixou da última vez.

Além disto, todas as pessoas que editarem arquivos ou usarem a mesma pasta compartilhada que você, são identificadas. Isto porque o Google Apps exige um cadastro para cada pessoa que o usa, gravando um histórico de todas operações que seus funcionários fazem. Isto significa, novamente, mais controle para as suas mãos. É possível saber quem realmente fez o trabalho.

COLABORAÇÃO

Além dos aplicativos de chat e videoconferência, o Google Apps também tem a funcionalidade para a edição simultânea de um mesmo documento. Ou seja, você e mais três pessoas (ou mais) do seu time podem completar uma mesma planilha, ao mesmo tempo, o que torna a ferramenta ideal para o trabalho em equipes. Além disto, caso a sua internet caia, mesmo que você fique offline, ainda poderá trabalhar: todas as suas edições são salvas dentro do navegador ou aplicativo de forma instantânea, e serão recolocadas online assim que o dispositivo se conectar com a internet.
E então, você tem mais alguma dúvida sobre como o Google Apps pode otimizar as operações e a gestão de trabalho no seu negócio? Quer compartilhar alguma dica também? Escreva um comentário para a gente e continue de olho nos nossos posts!


Compartilhe com um amigo!