5 erros comuns ao tentar fazer marketing digital

 

A internet está cada dia mais presente na vida das pessoas e trabalhar a presença digital das empresas se tornou vital para a sobrevivência no mundo dos negócios. Esse trabalho é feito através do marketing digital e um dos seus pilares é o conteúdo. Entretanto, as empresas que não possuem conhecimento na área, mas, mesmo assim, se propõem a fazê-lo, cometem alguns erros de marketing digital que podem comprometer seriamente os resultados. Veja a seguir quais são os 5 erros comuns ao tentar fazer marketing digital e evite estas práticas!

Não ter um planejamento

Um erro comum, cometido por muitas empresas, é não produzir conteúdo direcionado a seu público-alvo. Saber quais são os interesses de seu cliente e escrever diretamente para ele é, sem dúvida, o único caminho para alcançar os seus objetivos.

Para começar bem, é preciso fazer uma boa pesquisa de mercado e conhecer a fundo hábitos, preferências, estilo de vida, poder de compra, e outras informações relevantes sobre seus clientes.Com essas informações em mãos, você será capaz de formar um personagem semi fictício, chamado persona, que representa o perfil de seu cliente ideal. Sabendo quais são os problemas de seu cliente que podem ser resolvidos por sua empresa, você poderá alcançá-lo com conteúdo realmente relevante.

Ter uma frequência exagerada de publicações

Quantos amigos inundam a sua timeline do Facebook com publicações diariamente? Isso é chato, não é mesmo? Pois então, se você acha isso chato vindo de um amigo, imagine vindo de uma empresa! Saiba dosar as publicações em cada rede social, bem como a frequência de envio de e-mail marketing.

O excesso de mensagens deixa a sua empresa a um passo de ganhar um descurtir no Facebook ou um unsubscribe da newsletter, no caso de e-mails. Se o seu público deixar de ver o que você publica, consequentemente, a sua empresa ficará cada vez mais longe dele, certo? Tenha também o cuidado de deixar o seu conteúdo com uma cara amigável e pessoal, evitando dar a impressão genérica de um spam.

Escrever um conteúdo maçante

Menos é mais, ou seja, quando se trata de marketing de conteúdo, a objetividade ganha sempre. Além de produzir conteúdo rico e direto, procure se comunicar com a mesma linguagem que o seu público-alvo. Um texto rebuscado ou repleto de termos técnicos, pode ser extremamente cansativo e tem grandes chances de ser abandonado no segundo parágrafo.

Procure fazer com que o seu conteúdo seja leve e, sobretudo, tenha algo a oferecer ao leitor. Afinal, a internet está sobrecarregada de conteúdos: não faça com que o seu seja apenas mais um.

Se distanciar do cliente

O distanciamento de um cliente em vias de atração ou já conquistado pode ocorrer em momentos distintos, e tem a consequência de repelir ainda mais o seu público-alvo em vez de atraí-lo. Afinal, um cliente fidelizado poderia fazer boas indicações para outros clientes em potencial, não concorda? Saiba quais são esses momentos a evitar:

Quando é oferecido apenas conteúdo sobre a empresa

Conteúdo do tipo empresarial, diretamente focado em noticiar serviços ou eventos da empresa, como novas contratações, aquisição de clientes e confraternizações, deve representar uma parte mínima do conteúdo que é oferecido para o seu público-alvo.

Quando a empresa não promove engajamento

A empresa que não constrói um relacionamento próximo com os clientes em potencial nas redes sociais, através de interação nos posts, respostas em todos os comentários e também das mensagens inbox, cria um relacionamento distante com o seu cliente em potencial. O que é uma ideia totalmente contrária do que deve ser praticado nas redes sociai, certo?

Quando o conteúdo foca em um único estágio do funil

Se o foco é somente o topo do funil, você está simplesmente deixando de conduzir o seu cliente em potencial para os demais estágios do funil de vendas. Todos são igualmente importantes, mas precisam de conteúdo, atenção e dosagem diferentes em cada estágio.

Promover o conteúdo de forma inadequada

Não basta ter um conteúdo excelente se você não o promove de forma eficiente. É preciso lançar mão das redes sociais da empresa, além da opção de e-mail marketing, por exemplo, para disseminar este conteúdo — seja por meio dos próprios contatos nas redes sociais, com curtidas, comentários e compartilhamentos, ou também do impulsionamento das publicações!

Para evitar erros, não existe uma fórmula infalível. No entanto, é possível tomar alguns cuidados, como os que foram citados acima. Além disso, a sua empresa também pode optar por investir em ajuda profissional para cuidar do marketing digital do seu negócio. Talvez essa seja a hora de investir para obter melhores resultados, com uso de estratégias de marketing que garantam retorno!

Agora conta pra gente, você já cometeu alguns dos erros de marketing digital que apresentamos ou tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!


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