6 formas da automação de processos de TI beneficiar a sua empresa

Com todas as ferramentas disponíveis para a automação de processos de TI é impossível acreditar quão poucas empresas investem nelas. Gastar tempo com trabalhos manuais é perder dinheiro e eficiência em tarefas que seriam realizadas com mais agilidade e menores índices de erros por software especializado.

O impacto da automação em áreas como a contabilidade, relacionamento com o cliente e marketing (para citar apenas algumas de suas possibilidades) é enorme. E, embora a mudança pareça difícil a princípio, é cada vez mais necessária para que seu negócio se mantenha competitivo.

Confira de que formas a automação de processos de TI pode beneficiar a sua empresa!

1. Centralize informações e melhore a comunicação interna e externa

Ferramentas de automação distribuem informações sem problemas e reduzem os ruídos em sua comunicação. Por meio delas é possível criar e distribuir cotações de novos projetos, faturá-los com auxílio do sistema e concentrar todas os dados relativos a eles em um só local.

Não é preciso dividir o trabalho entre múltiplos programas, e a informação é enviada automaticamente para onde quer que você precise, sempre atualizada. Quando a informação não está distribuída em vários canais é mais fácil encontrar o que você precisa.

Assim que um cliente abrir um chamado ou solicitar respostas a respeito de um projeto, pode receber seus detalhes em poucos instantes, sem demandar que sua equipe invista muito tempo nisso.

Automatizar agiliza a comunicação entre seus departamentos e permite fácil acesso à interações trocadas com um cliente.

2. Organize seus fluxos de trabalho com ajuda da automação de processos de TI

Com automação é possível estabelecer processos de negócios mais eficientes, identificar fluxos de trabalho específicos e configurá-los de acordo com as necessidades da sua empresa. Levando em consideração melhores práticas e o funcionamento interno do negócio, a automação permite que seu colaboradores façam mais com menos.

Será possível oferecer um atendimento muito melhor e um serviço ao cliente de excelência quando seus funcionários não estiverem preocupados com processos em si. Manter planilhas separadas para contas e processos gera desafios para a gestão, que leva mais tempo para avaliar o quão bem seus funcionários estão progredindo.

Com automação de processos de TI, é possível visualizar quantos processos são concluídos em um dia, semana ou mês e em que velocidade são feitas as entregas. Não será mais necessário coletar informações sobre o desempenho de cada colaborador para mensurar sua performance.

Centralizar dados com auxílio de ferramentas que agilizam sua compreensão permite que gestores detectem quais departamentos vão mal antes que eles venham a prejudicar seus resultados.

3. Diminua índices de erro e ganhe transparência em seus processos

Uma das principais características da automação de processos de TI é a redução de erros que custam caro para sua empresa. Graças a ela é possível transformar etapas de trabalho maçantes em operações precisas.

Com as ferramentas de automação adequadas para seu negócio é possível eliminar conflitos, redundâncias e substituir vulnerabilidades humanas pela precisão de uma máquina. Contorne o alto custo associado a erros manuais, como pagamentos atrasados ou aprovações vagarosas e diminua a necessidade de mão de obra que seu negócio tem hoje.

Ao criar melhores fluxos de trabalho, sua empresa tem a oportunidade de estabelecer hierarquias claras para seus colaboradores e atribuir responsabilidades com maior eficiência. Isso traz transparência para o negócio e simplifica o monitoramento, inclusive em questões como a segurança.

Supervisores não precisam estar o tempo inteiro verificando se tarefas foram feitas e podem acompanhar à distância seus resultados.

4. Ofereça uma experiência de consumo ainda melhor a partir da automação de processos de TI

Um dos maiores diferenciais que seu negócio pode ter é um bom atendimento. Você sabe quantos concorrentes existem por aí fazendo um trabalho próximo ou idêntico aquele executado pela sua organização.

Por isso, garantir que o cliente tenha uma experiência agradável e valiosa em cada contato com sua empresa é fundamental para se manter no mercado. Se a experiência é ruim, consumidores buscarão uma alternativa mais ágil e eficiente que aquela oferecida pela sua empresa.

A automação de processos de TI pode melhorar a experiência do consumidor de diversas formas. Imagine que você precisa realizar uma coleta de informações junto ao cliente para fazer o cadastro de um novo contrato no sistema. Por telefone ou pessoalmente, essa é uma tarefa que consome muito tempo e é pouco prazerosa para o consumidor.

Um formulário automatizado, que possa ser respondido de onde quer que ele esteja, por sua vez, é mais funcional e tende a oferecer resultados superiores. Pense em como a automação pode trazer valor para seus atendimentos em cada detalhe.

5. Deixe seus colaboradores mais motivados e produtivos

A felicidade de seus colaboradores é outro ponto a se considerar quando sua empresa opta pela automação de processos. Muitos deles ficam exaustos com a parte maçante de suas rotinas, embora saibam que tenham de executá-las mesmo assim. Esse cansaço acaba se transformando numa fonte de erros e num desempenho abaixo da média.

Automatizar partes da rotina vai permitir que sua empresa use melhor o tempo dos colaboradores, que podem focar-se em tarefas criativas e na resolução de problemas. Funcionários que se sentem envolvidos com as tarefas que executam, demonstram uma performance superior que aqueles que se sentem presos em atividades mundanas e repetitivas. Ferramentas de automação tornam o ambiente de trabalho ainda melhor.

6. Economize automatizando os processos de TI

Se funcionários mais motivados, uma experiência de consumo melhor, índices de erro reduzidos e fluxos de trabalho e comunicação organizados não forem o bastante, lembre-se de que a automação ajuda sua empresa a economizar dinheiro.

Primeiro porque reduz os custos trabalhistas, exigindo menos mão de obra para execução da mesma quantidade de tarefas. Será possível reduzir equipes ou utilizar melhor o tempo livre que seus colaboradores adquiriram por meio da automação de processos de TI. Segundo porque software tem custo fixo e previsível e uma escalabilidade bem maior do que sua empresa poderia obter mesmo que dobrasse seus times.

Ainda insatisfeito? Então compare a performance do software com a de indivíduos executando as mesmas tarefas. O desempenho das máquinas é sempre uniforme, quando pessoas têm picos de produtividade e dias ruins.

Até em situações nas quais a automação não substitui seus fluxos de trabalho, ela permite que estes sejam executados com intervalos menores entre uma tarefa e outra, notificando automaticamente o próximo membro da equipe a colaborar em um projeto.

Gostou de conhecer esses benefícios da automação de processos de TI? Adoraríamos conhecer sua opinião. Aproveite para deixar um comentário!


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