7 benefícios de usar videoconferência na sua empresa

A tecnologia oferece ao mundo corporativo a possibilidade de otimização da força de trabalho e da utilização de recursos, resultando em maior economia e praticidade nos processos. Nessa perspectiva, a videoconferência tem sido uma das formas mais recorrentes de se usar a tecnologia em favor desses objetivos.

Pensando nisso, preparamos este post com os principais benefícios de usar videoconferência na sua empresa. Continue lendo e descubra!

1. Redução dos gastos com deslocamento

A videoconferência encurta distâncias e amplia radicalmente o alcance de seus relacionamentos profissionais. Além disso, economiza-se muito, uma vez que praticamente não há gastos com hospedagem, passagens aéreas e diversos outros ônus que as viagens a negócios ocasionam.

Com a videoconferência é possível promover reuniões via web com pessoas em qualquer canto do globo, independentemente da distância da transmissão, o pacote de dados terá o mesmo custo. Não é extraordinário?

2. Diminuição das despesas com telefonia

Por incrível que pareça, as videoconferências acabam saindo muito mais baratas do que ligações telefônicas.

Além de ser mais econômica do que os serviços de telefonia convencionais, a videoconferência oferece muito mais vantagens técnicas, tais como: a possibilidade de transmissão de áudio e vídeo entre os participantes, o que representa uma interação muito mais rica, além da possibilidade de compartilhamento de planilhas e documentos durante as chamadas.

3. Maior integração na empresa

Utilizando a videoconferência internamente na empresa, você terá uma visão mais global da rotina de cada setor, bem como poderá acompanhar de perto o andamento de projetos de maneira mais ágil, como se você pudesse estar em vários lugares ao mesmo tempo.

4. Economia de tempo

O uso da tecnologia, comumente, traz como benefício a economia de tempo. No caso das videoconferências, mais especificamente, essa economia é mais bem percebida no instante em que reuniões presenciais frequentes deixam de ser necessárias.

Essas reuniões demandam deslocamentos de participantes, por vezes, vindos de outras cidades, estados, ou países. Por tudo isso, para acontecerem, sempre exigem um investimento alto de tempo.

5. Otimização da relação com parceiros e fornecedores

Além do ganho em relações internas na empresa, as videoconferências podem representar uma significativa melhora nas relações com fornecedores, sócios, investidores, etc.

Isso porque a transmissão em tempo real de áudio e vídeo dá uma sensação maior de proximidade do que se conseguiria via e-mail ou telefone, é claro. Com as videoconferências, reuniões que antes seriam impossíveis pela demanda de tempo que requeriam, tornam-se viáveis.

6. Impacto na imagem da sua empresa

Outro ponto extremamente positivo é com relação à imagem da empresa, que passa a ser percebida como mais dinâmica e atualizada, uma vez que conta com as tecnologias mais modernas disponíveis.

7. Possibilidade de mais tempo para a vida pessoal

Reduzindo a demanda por frequentes viagens e todo o stress que elas pressupõem, você ganha em qualidade de vida e passa a ter mais tempo para a família. Além desse benefício, questões como imprevistos logísticos ou climáticos, que poderiam inviabilizar uma reunião presencial, deixam de ser um empecilho com a videoconferência.

Gostou do nosso post sobre os benefícios da videoconferência? Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

 

Compartilhe com um amigo!