A importância dos testes de recuperação de backup

O backup é uma etapa muito importante no processo de recuperação de dados. O backup é uma cópia de segurança que se faz com a transferência de dados de um local para outro, garantindo sua preservação no sistema e reduzindo as possibilidades de perda de informações mais importantes e até fundamentais para sua empresa.

Embora seja um processo automático, fazer backups traz certos riscos, já que as configurações mudam e há a necessidade de manutenção periódica e de testes regulares a fim de confirmar a eficiência do processo. Apesar dos planos de contingência e da recuperação de desastres (disaster recovery), o backup ainda precisa de maiores garantias para ser realmente confiável.  Leia o post e saiba mais sobre a importância dos testes de recuperação de backup!

O que pensam as empresas sobre os testes de recovery

Apesar de sua relevância para todas as empresas, os testes de disaster recovery ainda não têm uma reputação totalmente positiva no mundo dos negócios. Em uma pesquisa realizada pela  Symantec (Disaster Recovery Global Data) sobre os motivos que impediam os gestores de aplicar testes completos que envolvessem todo o cenário, houve duas respostas principais:

  • 40% das pessoas afirmaram ter medo de causar distúrbios aos clientes;
  • 44% delas afirmaram ter medo de criar problemas para os funcionários.

Fragilidade dos testes de recuperação

Essa mesma pesquisa constatou que nada menos que 30% dos testes de disaster recovery falham. A Symantec pesquisou em 1650 empresas de todo o mundo. Foram consideradas organizações com mais de cinco mil funcionários. Apesar disso, foi atribuída importância aos aplicativos (60% deles foram classificados como muito importantes), sendo que 93% das empresas fizeram planos de recuperação de desastres.  O tempo médio para acionar o backup e retomar as atividades foi de quatro horas após as falhas.

Como efetuar um planejamento de backup/restore?

Os especialistas recomendam que fazer somente backup não é suficiente. É preciso mais que isso: é necessário adotar estratégias de testes e simulação de dados, já que, diversas vezes, o backup é concluído sem problemas, mas no momento de restaurar os dados costumam surgir imprevistos. Faz-se necessário, portanto, um planejamento baseado em uma rotina de testes de restauração. Considere os seguintes critérios para efetuar o devido planejamento backup/restore:

  • Exigências de disponibilidade (tempo em que o banco de dados precisa estar on line, se durante o dia inteiro, quantos dias por semana, ocasiões em que pode ser colocado off-line);
  • Custos da empresa com a indisponibilidade dos dados;
  • Prazo de aceitação da falha (período máximo suportado pela empresa até a restauração dos dados caso haja alguma falha em sua disponibilização);
  • Responsabilidade pelo banco de dados (a empresa dispõe de um profissional específico ou possui serviço terceirizado?).

Importância dos testes

Os backups precisam de monitoramento constante e adequado. O importante é programar o sistema com uma meta de falha zero durante a execução das operações normais. Assim, pequenos erros serão detectados facilmente, bem como falhas graves.

EcoCloudBackup

O EcoCloudBackup é uma ferramenta online de  backup e de gestão de backup destinada a empresas de qualquer porte. Permite a realização automática de backups de arquivos, máquinas e servidores. O próprio cliente define a periodicidade dos backups, monitorando a eficiência deles e recebendo alertas de realizações concluídas.

O EcoCloudBackup já oferece serviços de realização de testes de backup e restauração de dados, bem como total garantia de integridade e segurança, garantindo a preservação de dados nos mais diferentes casos (acidentes, enchentes, incêndios, explosões, falhas de backup, invasão por hackers, roubo de dados físicos e assim por diante).

Já dispõe de testes de recuperação automatizada de backups em nuvem? O que está fazendo para garantir a permanência e segurança dos dados de sua empresa?  Deixe o seu comentário!

E para saber mais sobre o assunto, leia o post “4 Dicas para Escolher um Fornecedor de Soluções em Backup de Dados”.


Compartilhe com um amigo!