Empresas certificadas: o que procurar em um parceiro de cloud backup

Empresas certificadas: o que procurar em um parceiro de cloud backup

Encontrar a empresa de cloud backup para chamar de parceiro é muito importante, considerando os diversos cenários que podem comprometer os dados da sua empresa. Para mantê-los a salvo de desastres naturais, hackers e até mesmo falhas humanas, além de otimizar a disponibilidade para acesso remoto e reduzir custos, aposte no backup em nuvem.

Saiba o que procurar no fornecedor ao qual se aliará para implementar a solução.

Normas para segurança da informação

Antes de mais nada, assegure-se de que o parceiro de cloud backup é capacitado para manter seus documentos em sigilo, além de seguir os processos regulamentados para este fim. Afinal, ele terá acesso aos dados do seu negócio.

Confira se a empresa de cloud backup segue a norma NBR ISO/IEC 27002 da ABNT, que promove a segurança das suas informações. Entre os itens exigidos por ela estão:

  • Registro e documentação;
  • Localidade remota documentada;
  • Criptografia e Confidencialidade;
  • Extensão e frequência;
  • Processos documentados;
  • Testes de restauração;
  • Continuidade dos negócios;
  • Recuperação de desastres (planos de contingência).

Se a resposta for sim, ponto positivo para ele. Busque compreender os processos utilizados para o armazenamento, quais tipos de cópias compõem a melhor opção para a sua empresa, em que local do globo se localizam, a frequência de atualização e o tempo necessário para a recuperação das suas informações em caso de perda. Esclareça os termos contratuais e a possibilidade de personalizar o serviço às suas demandas, tal como a migração da solução escolhida.

Serviço de cloud computing

Os benefícios de adotar a alternativa de cloud computing como parte do backup contam com a gestão remota das rotinas de atualização e, basicamente, a cópia Offsite do Backup. Tudo isso facilita a restauração após desastres.

Além disso, os serviços vão dinamizar o trabalho da sua equipe, já que  os serviços guardam dados corporativos e os mantém disponíveis para que os funcionários o acessem de diferentes locais – grosso modo, se parece muito com fazer login no computador da empresa através de sua máquina pessoal. O passo a passo do seu parceiro de cloud backup

A alternativa implementada pelo parceiro deve seguir um dos métodos mais seguros de backup, que atende à regra 3-2-1. Basicamente, a prática exige que haja ao menos três cópias do conjunto de dados. Todas elas devem ser armazenadas em duas mídias diferentes, tal como fora do site, em nuvem. Embora a forma de execução das mídias escolhidas seja flexível, o mesmo não ocorre com relação à prática.

Por isso, entenda de que maneira o parceiro de cloud backup executa suas demandas. No cenário ideal, a solução utilizada por ele deve ser centralizada, a fim de evitar conflitos na hora de gerenciar cada um de seus servidores ou ambientes. Isso significa que para cada contratante, a empresa deve ter um terminal ou servidor individual configurado de maneira personalizada.Dessa forma, a proteção das informações é mais assertiva.

Enquanto o armazenamento em nuvem tem como objetivo principal a acessibilidade remota dos arquivos, o backup na nuvem visa protegê-los: além de armazenados, os dados são mantidos a salvo de qualquer ameaça devido às cópias rotineiras.

Frequência de backup

Além disso, a frequência diária de backups potencializa a segurança das informações na rede, atuando também como medida preventiva em caso de perda de dados em função de roubo, ciberataque, desastres naturais e até mesmo falhas humanas. Isso não significa que somente um ataque hacker pode fazer você precisar do backup, viu? Executar ou deletar um arquivo acidentalmente já pode desencadear problemas para a empresa.

A solução de nuvem também deve oferecer criptografia de dados de ponta a ponta para manter suas informações a salvo de hackers, o que significa que todos os arquivos, de pastas, bancos de dados à sistemas operacionais, só devem ser possíveis de acesso utilizando a chave de “descriptografia”, que deve estar somente em seu poder

Informe-se sobre a atuação do parceiro de cloud backup diante da seguinte situação: em um caso de emergência, quanto tempo ele precisa para recuperar os dados da sua empresa?

Já sabe qual será o seu parceiro de cloud backup? A Eco IT possui soluções que vão te ajudar a proteger os dados da sua empresa nos mais variados cenários.


Compartilhe com um amigo!