Mito ou verdade: a nuvem não é 100% segura para os seus dados

A transformação digital já é uma realidade no mercado e muitas empresas buscam se atualizar, justamente com o objetivo de oferecer soluções mais assertivas para os seus clientes. Mas ainda existe uma dúvida que assola grande parte dos empreendedores: a segurança dos seus dados.

Mas afinal, a nuvem é ou não é uma solução 100% segura?

Neste artigo vamos falar mais sobre as soluções de backup em nuvem e, principalmente, desmistificar se ela é ou não segura para a sua empresa.

Como o backup em nuvem pode ajudar a sua empresa

Os avanços tecnológicos vêm facilitando, e muito, a rotina das corporações. Ações que antes exigiam maior tempo e investimento, hoje ganharam muito mais rapidez, praticidade e, inclusive, redução de custos. As soluções em cloud facilitaram muitas operações internas e externas, e o backup de dados, que antes exigia uma série de demandas, ganhou praticidade e efetividade.

O mercado mudou e os clientes também mudaram. A quantidade de dados e recursos aumentaram, logo, novas tecnologias foram criadas para dar suporte a este desenvolvimento. Hoje, os clientes e consumidores buscam respostas rápidas e efetivas, que facilitem a rotina e tragam maior flexibilidade.

Com isso em mente, o backup em nuvem para empresas traz:

  • Disponibilidade: Em caso de ataque ou problemas nos servidores local, o cloud backup viabiliza que os arquivos e informações estejam sempre disponíveis para serem acessados de qualquer lugar, mediante políticas de acesso pré-determinadas.
  • Segurança: Por possuir processo maduro de rotinas que garantem a integridade de backup, você tem a segurança de saber que seus dados estão protegidos e livres de ameaças externas.
  • Flexibilidade: Independente do tamanho da empresa, a nuvem tem capacidade para atender todas as necessidades do negócio, de forma personalizada e customizável.

Mas onde ficam os dados do meu backup?

Essa ainda é uma dúvida que muitas pessoas têm a respeito desta solução. Quando você faz o backup dos seus dados na nuvem, eles continuam guardados em discos rígidos, só que ao invés de ficarem alocados em um dispositivo pessoal (como computador, HD, etc) são fragmentados e armazenados em grandes datacenters distribuídos, automatizados e altamente seguros, que são gerenciados por empresas especializadas neste serviço.

Em casos de ataque, algumas soluções também oferecem a opção standby image, que fornece um backup da Imagem do Servidor, transformada em arquivo de execução no VMware e que pode ser acessada de qualquer computador – o EcoCloud Backup tem essa solução!.

Outra vantagem do da solução da Eco IT é que os dados são criptografados de ponta à ponta, inclusive nas cópias locais, com opção de Deduplicação Profunda e Delta Verdadeiro, que reduz o tempo de backup em até 80% e arquivos na média de 30% à 40% mais compactados. Além de testes recorrentes de integridade e recuperação de Dados e possibilidade de restore contínuo.

Sim, a nuvem é segura (mas nem todos fornecedores)

Por ter um direcionamento de serviços específicos para esta função e uma estratégia de segurança direcionada exclusivamente à ela, a nuvem é muito mais segura do que, por exemplo, um armazenamento em dispositivo pessoal. Basta que você escolha bem o fornecedor parceiro que o ajudará a migrar.

Todos os dados armazenados são criptografados, como dito anteriormente, e, em alguns fragmentados em diversos servidores. Isso significa que cada parte deles está guardada em uma máquina diferente, o que dificulta que um criminoso cibernético roube os dados da sua empresa. Mesmo que ele consiga, terá acesso apenas a uma parte desses dados, e por isso muito provavelmente não terá acesso integro dos dados, nem ao montante geral do backup.

  • Dicas para tornar a nuvem ainda mais segura

Uma solução para o backup seguro em nuvem é limitar as credenciais aos administradores que trabalham nos backups regularmente e manter um registro de acesso para detectar anomalias de acesso, como o download de arquivos críticos. Com um controle de acesso controlado, o ransomware tem maneiras limitadas de acessar as imagens de backup.

Fazer o repositório de backup somente para leitura do conteúdo existente e ativar o suplemento para novos conteúdos também é uma maneira de proteger o backup na nuvem e aumentar a proteção contra ciberataques. Ou seja, os dados no arquivo de backup não podem ser substituídos, alterados ou excluídos.

A tecnologia já faz parte da realidade do mercado, e deixar de agregar determinadas soluções ao portfólio da sua empresa por medo ou insegurança, não é uma boa estratégia. Todo esse processo deve ser feito de forma planejada, com uma consultoria de qualidade e direcionado às necessidades da sua empresa.

Você tem mais dúvidas sobre backup em nuvem? Deixe seu comentário aqui e não esqueça de acompanhar os nossos posts.


Compartilhe com um amigo!