©2022 - Todos os Direitos Reservados

Por que as empresas estão adotando o modelo de home office?

Por que as empresas estão adotando o modelo de home office?

Os recursos tecnológicos disponíveis atualmente permitem flexibilizar muitos processos dentro das empresas e permitem a realização de algo impensável até poucos anos atrás: colaboradores exercendo suas funções em sua própria casa, o chamado home office. Apesar de esta não ser uma cultura tão difundida no mercado brasileiro, o número de empresas que adotam o home office está crescendo a cada dia.

Mas por que as empresas estão investindo nesta modalidade de trabalho? Quais são as vantagens do home office para as organizações e seus colaboradores? Falaremos sobre isto neste artigo. Confira a seguir:

O que é necessário para investir em home office

Existem diversas ferramentas que permitem a comunicação, o compartilhamento de documentos e até mesmo o monitoramento entre os colaboradores e as empresas, mesmo à distância. Ferramentas como o Google Apps ou o Office 365 permitem a centralização de todos os documentos e processos em um só lugar, podendo ser acessados em qualquer lugar do mundo, inclusive através dos celulares.

Para isto, basta apenas que seu colaborador tenha acesso à internet onde quer que ele esteja desempenhando suas atividades.

O home office é mais econômico para a empresa

A prática do home office permite às empresas uma boa economia, por vários motivos. Investindo em home office as empresas podem economizar com o pagamento de transporte dos colaboradores até a empresa, eliminam gastos com alimentação e diminuem consideravelmente os custos operacionais para a manutenção do ponto comercial, gastos com água, luz e até mesmo a aquisição de equipamentos indispensáveis para a execução do trabalho de seus colaboradores.

No home office os horários são flexíveis

O home office permite que o colaborador flexibilize seu horário, organizando suas tarefas para desempenhá-las nos horários em que se sente mais produtivo. A flexibilização do horário de trabalho também tem outra grande vantagem: caso surja algum imprevisto, como uma consulta médica, um problema familiar ou um atraso na fila do banco o trabalhador pode reorganizar seu dia e desempenhar suas obrigações em outro horário, o que dificilmente aconteceria caso o colaborador tivesse a obrigação de cumprir um horário predeterminado dentro da empresa.

Com o home office o colaborador tem mais qualidade de vida

Geralmente os trabalhadores perdem muito tempo no trajeto de casa até o trabalho, o que ocupa um tempo que poderia ser melhor aproveitado para passar com a família, investir em hobbies ou até mesmo fazer cursos para a construção de sua carreira profissional. Através do home office o trabalhador pode aproveitar este tempo e utilizá-lo em atividades de seu interesse, o que colabora para uma melhor qualidade de vida.

Trabalhadores mais felizes e satisfeitos produzem mais e são mais comprometidos com os resultados da empresa, o que é o desejo de qualquer organização.

Como você pode ver, a prática do home office é vantajosa não só para a empresa, mas também para seus colaboradores, ajudando a economizar custos e a aumentar a qualidade de vida da equipe. É claro que para investir no home office é necessário muita disciplina, mas com as ferramentas em nuvem disponíveis atualmente tudo fica mais fácil, tanto para as empresas quanto para os colaboradores.

E você, já investe no home office em sua empresa? Ainda tem dúvidas sobre como ele funciona? Deixe seu comentário. Aproveite também e conheça seis vantagens de trabalhar na nuvem para as empresas!