Cloud Backup: 5 opções que não existem no seu backup convencional

A tecnologia tem ganhado um espaço cada vez mais importante na vida corporativa das empresas brasileiras. Ela é uma maneira rápida, prática e moderna de otimizar serviços, melhorar rotinas e ganhar parceiros comerciais. Entretanto, o crescimento do mundo digital aumentou a necessidade de procurar métodos seguros para armazenamento de dados. Entre as diversas ferramentas de backup disponíveis atualmente, o cloud backup se destaca pela maior praticidade e escalabilidade do método.

O backup na nuvem possui inúmeras vantagens quando comparado a técnicas em fita e em servidores locais. Além de ser mais escalável, ele permite a recuperação e a transferência de informações mais facilmente. Se você quer ficar por dentro das principais vantagens desse método de backup, leia o nosso post de hoje!

Principais vantagens do cloud backup

Muitos tipos de backups são vulneráveis às falhas humanas, de hardware ou desastres naturais. Backups em fita, por exemplo, podem não funcionar corretamente caso sejam expostos a interferências eletromagnéticas. Já as cópias de dados feitas em servidores locais podem falhar após uma pane elétrica. Esses são alguns riscos que os usuários de backups na nuvem não enfrentam. Confira agora 5 opções que não existem no seu backup convencional!

Maior escalabilidade


A quantidade de informações geradas por funcionários e clientes de empresas aumenta a cada ano. Para armazenar todos esses dados importantes, muitos gestores precisam planejar com cuidado a instalação de servidores de arquivos que suportam upgrades com o máximo de flexibilidade possível. Entretanto, ainda que a equipe de TI esteja bem preparada, o aumento da capacidade de armazenamento dos serviços de backup remoto ainda é a alternativa mais fácil e barata. Com apenas um clique, é possível expandir o espaço reservado para as suas cópias de arquivos.

Menor tempo para recuperação de arquivos


Manter serviços disponíveis 24 horas por dia nem sempre é algo possível. Diante disso, sua empresa deverá estar preparada para garantir que as suas informações possam ser acessadas o tempo todo, criando, assim, planos de combate a problemas diversos. Com o auxílio do cloud backup, sua companhia pode restaurar dados apagados indevidamente de qualquer lugar no mundo apenas com o auxílio de uma conexão de internet.

Maior portabilidade


A busca por mobilidade é um dos caminhos da evolução tecnológica do próximo século. Serviços que antes estavam apenas em computadores estarão cada vez mais presentes em tablets e smartphones. Por meio do armazenamento de dados na nuvem, sua companhia poderá não somente disponibilizar as suas informações em diversos locais, mas também efetuar o restore remoto de arquivos ou a migração de dados com apenas alguns cliques.

Menor custo de instalação e manutenção


Utilizar servidores locais para armazenamento das suas cópias de dados é um processo caro e de difícil instalação. Ele envolve horas de planejamento para a escolha correta do local onde as máquinas ficarão armazenadas, além de grandes investimentos em equipamentos capazes de suprir a demanda da sua companhia por longos anos. Isso não ocorre com o cloud backup, pois a instalação e a configuração dos serviços é feita rapidamente e com baixo custo.

Maior segurança


O cloud backup é uma das formas mais seguras que existem de se armazenar um arquivo. Empresas de armazenamento remoto de informações investem em políticas de restrição de acesso e de criptografia modernas. Por meio de algoritmos complexos, é possível guardar dados e arquivos importantes com a certeza de que a sua privacidade estará garantida.

Como manter arquivos seguros digitalmente

A era dos dispositivos IoT, da nuvem e do big data mudou a forma como lidamos com informações corporativas. Analistas de TI precisam lidar com a necessidade de armazenar em segurança um número cada vez maior de dados sobre movimentações financeiras, clientes e novos projetos. São dados que precisam estar seguros e prontos para serem recuperados caso algum acidente ocorra.

Nesse cenário, o cloud backup é uma opção de fácil acesso mesmo para pequenas empresas. Com processos de instalação e uso simples, ele trará maior confiabilidade para a sua companhia. O backup na nuvem é mais confiável, acessível e escalável do que outros métodos mais antigos. Ele é a solução ideal, reunindo, em um só método, segurança digital e vantagens da computação na nuvem. E você, possui algum método de backup preferido? Deixe sua opinião no espaço de comentários!


Compartilhe com um amigo!