Como usar videoconferência no departamento pessoal (RH)?

 

Os profissionais de recursos humanos precisam sempre se reinventar e estar atentos às novidades, sobretudo no que se refere a tecnologias que podem ser utilizadas pelo departamento pessoal para facilitar o dia a dia dos colaboradores e também das pessoas que participam de processos de recrutamento para uma determinada vaga.

Dentro desse contexto, podemos destacar a videoconferência, que cada vez mais vem sendo utilizada pelo setor de recursos humanos, pois além de poupar dinheiro, também economiza o tempo que os profissionais levam para realizar algumas atividades.

Quer entender como usar a videoconferência no departamento pessoal? Nós elencamos alguns exemplos práticos para que você consiga identificar melhor essa realidade!

1. Em conversas entre matriz e filiais

Em empresas de grande porte é muito comum que haja matriz e filial e que os profissionais do departamento pessoal fiquem divididos entre as unidades. Em casos assim, a videoconferência pode ser utilizada para que sejam realizadas reuniões com todos os colaboradores presentes, mesmo que não compartilhando do mesmo espaço físico.

Isso é muito útil, pois economiza o combustível que seria gasto para que os profissionais da filial fossem até a matriz ou vice-versa, bem como o tempo que seria perdido no trânsito caótico das cidades, por exemplo.

2. Em processos seletivos

Quando é necessário contratar uma pessoa para ocupar um cargo de maior responsabilidade que os demais, geralmente o processo seletivo é bastante minucioso, pois são várias as competências que devem ser analisadas.

Em casos assim, algumas etapas podem ser alteradas para que o processo não se torne cansativo nem para o candidato a vaga e nem para o recrutador. Uma ideia interessante é substituir algumas das entrevistas por uma conversa via videoconferência, que pode ser feita utilizando programas como o Hangout ou Skype.

3. Em treinamentos para colaboradores

É comum que algumas empresas tenham o departamento pessoal atuando junto com o setor de comunicação interna ou endomarketing e, por esse motivo, cabe a esses profissionais também a realização de treinamentos para os colaboradores.

Então, se você pretende convidar um palestrante ou professor de fora para aplicar um treinamento, pode substituir essa aula presencial por uma videoconferência, evitando assim gastos como o deslocamento e hospedagem desse profissional.

4. Em conversas entre setores da própria empresa

Se você é do setor de recursos humanos e precisa ter uma conversa rápida com o setor financeiro ou jurídico da empresa, por exemplo, também pode utilizar da videoconferência para isso.

Essa ideia é bastante útil, sobretudo no que se refere à extinção de reuniões para debater assuntos que podem ser resolvidos facilmente em uma conversa mais informal.

Gostou da ideia de implantar um sistema de videoconferência no departamento pessoal da sua empresa? Com certeza essa será uma boa ideia para deixar a sua empresa ainda mais moderna e, ao mesmo tempo, otimizar alguns custos.

Para continuar recebendo mais informações como essa no seu e-mail, que tal curtir nossas páginas nas redes sociais? Nós estamos no Facebook e no Youtube. Nos vemos lá!

 

Compartilhe com um amigo!