data recovery

Data Recovery: como escolher a empresa certa para esse trabalho

Informação é essencial para qualquer empresa. E, por isso, certificar-se da segurança de dados é imprescindível, principalmente por meio de serviços como Data Recovery.

Porém, não é só a consciência e a compreensão do que cada um dos serviços agregam na proteção da organização que importam.

É preciso, também, realizar uma escolha precisa da empresa que prestará o serviço, pois a proteção está diretamente relacionada com a qualidade da prestadora.

Este pode ser um processo mais difícil ainda do que identificar o que a organização necessita e as consequências.

Isto porque, em caso de contratação errônea, pode-se perder o investimento realizado e não ver os resultados necessários para a recuperação da normalização das atividades da organização.

Continue lendo e veja a importância do Data Recovery nas rotinas de dados da sua organização, qual a importância de escolher a empresa certa para esse trabalho e confira dicas de como realizar uma escolha consciente e certeira.

No final da leitura deste conteúdo, você estará apto a prospectar as melhores prestadoras de serviços e realizar a contratação ideal para a organização.

O que é Data Recovery e qual a sua importância para a empresa?

Data Recovery é o processo de recuperação de informações perdidas em mídias de armazenamento que possam ter sido danificadas pelos mais diferentes processos.

Por exemplo, falhas no sistema operacional que causam danos em uma partição podem tornar alguns arquivos essenciais inacessíveis.

O problema é quando não há um backup de recuperação que possa ser utilizado, tornando necessário algum tipo de intervenção que tente obtê-los de alguma forma.

Aí entra o Data Recovery: uma empresa especializada neste tipo de trabalho realizará intervenções nos discos rígidos, de forma a tentar recuperar o máximo de dados que for possível.

A capacidade de recuperação dependerá da extensão dos dados, se é um dano físico ou lógico e o tipo de dano lógico causado.

É essencial a contratação desse serviço, principalmente se a organização não conta com um serviço de backup ou se o realiza em armazenamento físico (como o uso de HD externo).

Isso porque esse último também pode passar pelos mesmos problemas de um disco rígido ou servidores físicos.

Outro caso que pode originar perdas de informações e a necessidade de recorrer ao Data Recovery são ataques como o Ransomware, que sequestra os dados da organização em troca de resgate.

A perda de informações pode representar prejuízos significativos para a empresa, principalmente quando a sua atividade depende disso. Ao perder dados importantes, pode-se inviabilizar a prestação de serviço e, assim, causar uma má impressão para o cliente.

Além disso, muitos dados são estratégicos para a organização e devem estar sempre disponíveis, evitando problemas que possam comprometer o funcionamento da empresa e, também, tomadas de decisões estratégicas.

Qual a importância de escolher a empresa certa para este trabalho?

Como ressaltamos acima, ter uma política de segurança de dados é fundamental para garantir a proteção das informações da empresa.

Portanto, para deixar essa segurança nas mãos de alguma organização, é fundamental que ela seja de confiança e que realize um bom trabalho.

Um bom trabalho de Data Recovery é complexo e, portanto, exige um investimento financeiro para sua contratação.

Assim, é necessário certificar-se de que o custo-benefício valerá a pena.

Quando você investe em um serviço produzido por profissionais especializados, que conseguirão resultados mais precisos e dentro do que o seu negócio espera, o retorno é compensatório.

Bons profissionais irão identificar os problemas encontrados. Por meio de protocolos específicos, recuperarão o máximo de informações possíveis, minimizando os danos e prejuízos causados pela perda dos dados.

Assim, as chances de ver o retorno do seu investimento são bem maiores, garantindo uma melhor proteção dos seus dados e recuperação de informações preciosas para as estratégias organizacionais.

Como escolher a empresa ideal para o serviço de Data Recovery?

Ok, agora que sabe a importância de escolher a empresa ideal, é importante ter conhecimento dos principais critérios para avaliar se uma prestadora desse serviço é confiável ou não.

Pioneirismo na área de TI

Boas empresas que trabalham com Data Recovery são aquelas que já possuem ampla experiência no mercado, principalmente no setor de segurança da informação.

Porém, por ser uma área relativamente nova, comparado com outros setores, as melhores prestadoras de serviço foram pioneiras, pesquisando as melhores práticas realizadas e trazendo para o mercado brasileiro.

Além disso, uma postura pioneira mostra que a organização tem interesse em encontrar quais são as principais tendências e trazer as melhores novidades para seus clientes, assegurando que estará recebendo o melhor serviço possível nessa área.

Parceria com as principais empresas do mercado

As melhores empresas andam sempre com as gigantes. Os gestores aprendem, por meio deste contato, quais são as melhores práticas, o que é feito nelas, atualização de conhecimento, implementação de certificações entre outros.

Também pode-se utilizar protocolos novos que podem ser aplicados em seus serviços (até mesmo em outros que não sejam especificamente o Data Recovery).

Assim, um bom parâmetro para saber se é a empresa ideal para ser contratada, deve-se verificar quais são as suas parceiras.

Este pode ser um importante diferencial ao realizar a prospecção das empresas prestadoras do serviço de Data Recovery.

Especialização na área de segurança de dados

Uma empresa que preste um bom serviço de Data Recovery investe na especialização em segurança de dados dos seus colaboradores.

Quanto mais expertise eles tiverem acerca do tema, mais protocolos de recuperação eles irão aplicar e terão, também, maior conhecimento para identificação dos problemas e caminhos para resolvê-los.

Assim, como falamos, as chances de recuperação dos dados corrompidos ou perdidos é potencializada, de forma a obter o resultado esperado e fazer valer o investimento realizado.

Ou seja, sua empresa sai ganhando quando investe em especialistas em seguranças de dados para a realização do serviço.

Boa avaliação dos consumidores

Além de tudo isso, é essencial verificar a avaliação de outros contratantes em relação não só ao serviço de Data Recovery, mas também a uma série de outros pontos, tais como:

  • atendimento ao cliente;
  • assistência em caso de problemas;
  • clareza nas instruções oferecidas para resolução de problemas à distância (como indicação de protocolos de recuperação em caso de ataques ransomware);
  • satisfação com os resultados obtidos;
  • indicações de outras melhorias para segurança, garantindo uma melhor proteção aos dados da empresa, evitando a necessidade de recuperação de dados.

Outro ponto que deve ser visto é se há clientes importantes no portfólio da organização, já que este é um indicativo da seriedade do serviço prestado.

Escolher as melhores empresas para a realização de Data Recovery é essencial para garantir a viabilidade das operações da empresa, evitando prejuízos a longo prazo, principalmente com problemas de ataques ransomware e desastres tecnológicos.

Está interessado neste tipo de serviço? Conheça a Eco IT. Entre em contato, tire suas dúvidas sobre Data Recovery e faça seu orçamento.

 


Compartilhe com um amigo!