Estratégia de Marketing Digital: por onde começar na empresa?

Segundo uma recente pesquisa realizada pela Agência Brasil, 58% dos brasileiros utilizam a internet no seu dia a dia, representando mais de 102 milhões de pessoas em todo o país. Diante de um número tão impressionante, fica clara a importância de investir em estratégias de marketing digital, pois — independentemente do ramo de atuação — são grandes as chances de seus clientes usarem a internet cotidianamente.

E você sabe o que é preciso para construir uma estratégia de marketing digital eficiente? Conhece as melhores práticas do mercado e sabe quais os erros deve evitar?

É pensando nisso que nós vamos mostrar, neste artigo, tudo o que você precisa saber para começar a construir uma boa estratégia de marketing digital para sua empresa. Acompanhe!

Defina os objetivos de sua estratégia

O primeiro passo para construir uma boa estratégia de marketing digital é definir quais são os objetivos que sua empresa deseja alcançar.

Somente com essa informação bem definida é que você será capaz de escolher:

  • Os tipos de ações realizadas por sua empresa;
  • Os canais que irá utilizar;
  • A linguagem ideal para se comunicar com seus clientes.

A definição de objetivos também vai ajudar você a escolher as métricas de marketing mais importantes para avaliar o sucesso de sua estratégia, o que é essencial para:

  • Identificar as necessidades de ajustes;
  • Redirecionar suas ações;
  • E alcançar os resultados esperados.

Conheça bem a persona de seu negócio

Outro passo importante para construir uma estratégia de marketing digital de sucesso é identificar a persona, ou seja, aquela pessoa que sintetiza o público-alvo da sua empresa.

Para isso, é necessário observar as características mais básicas dos seus clientes, tais como:

  • Faixa etária;
  • Renda mensal;
  • Sexo.

Feita essa primeira análise, ainda será necessário compreender as dúvidas, problemas e os objetivos do seu público. Com tais informações, será possível estabelecer a persona do seu produto com certo grau de confiabilidade.

Conhecendo melhor o seu público, fica mais fácil escolher a melhor abordagem para se comunicar com seus clientes e aperfeiçoar seus serviços, de forma a atender melhor às necessidades deles.

Assim, você pode construir uma comunicação eficiente, capaz de prender a atenção de seus clientes e fazer com que eles se identifiquem com sua empresa, melhorando o posicionamento de sua marca.

Construa um bom site para sua empresa

O site de sua empresa é um dos elementos mais importantes de sua estratégia de marketing digital. É por meio dele que o cliente conhece mais sobre a história de sua organização, os produtos comercializados, os serviços ofertados e os benefícios que você pode gerar para ele.

Um site mal construído, de difícil navegação ou que não funcione bem em aparelhos móveis, pode atrapalhar a imagem da sua empresa, colocando em xeque toda a estratégia de marketing digital elaborada.

Por isso, o primeiro passo para garantir o sucesso de sua estratégia de divulgação online é construir um site responsivo, que se adapte bem a qualquer formato de tela.

Opte por um layout simples e bonito, que permita a qualquer pessoa encontrar facilmente o que procura em sua página. Assim, você transmite uma boa imagem para todos os visitantes de seu site; o que ajuda a aumentar a sua taxa de conversão.

Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais já fazem parte do dia a dia das pessoas. Hoje, quase todo mundo utiliza os sites de relacionamento não apenas para manter contato com amigos e familiares, mas também para buscar informações sobre empresas, serviços e notícias do momento.

Isso representa uma ótima oportunidade para empreendedores que desejam construir uma estratégia de marketing digital, pois as redes sociais podem ser usadas para interagir com os atuais clientes de sua empresa, além de ajudar a atrair pessoas que ainda não conhecem a sua marca.

Para maximizar a eficiência do uso das redes sociais, é preciso compreender que não basta apenas fazer a divulgação dos seus produtos e serviços, mas, também, produzir posts que sejam do interesse do seu público.

Além disso, é importante definir qual rede social mais adequada para sua estratégia de marketing e seu objetivo de negócio.

Outra prática indispensável é a preparação de uma equipe responsável por interagir com seus clientes, respondendo a todas as dúvidas e perguntas que eles façam da forma mais ágil possível.

Assim, a sua empresa constrói um relacionamento mais próximo com as pessoas, otimizando os resultados da sua estratégia de marketing.

Invista em uma estratégia de SEO

Garantir que seu negócio seja encontrado por seus clientes quando eles procuram por seus produtos e serviços é muito importante para o sucesso de uma estratégia de marketing digital.

Fazendo isso, você permite que seu cliente entre em contato com sua empresa no momento certo, justamente quando ele quer receber mais informações sobre o que você tem a oferecer.

Uma das melhores maneiras de conquistar este objetivo é investindo em Search Engine Optimization, também conhecido como SEO. Trata-se de uma estratégia que busca otimizar toda a estrutura de um site, para torná-lo mais amigável aos robôs de busca, responsáveis pela avaliação de uma página e o seu ranqueamento no Google, por exemplo.

Resumindo, SEO são práticas aplicadas ao seu site que o ajudam a aparecer na primeira página de resultados de busca quando alguém pesquisa um termo relacionado ao seu negócio.

Esta estratégia produz ótimos resultados no médio e no longo prazos, aumentando de forma consistente o número de visitantes orgânicos no site de sua empresa.

Entre as melhores práticas de SEO, podemos listar:

  • A inclusão das palavras-chave mais usadas por seus clientes;
  • O uso correto das Tags HTML;
  • E o Link Building, estratégia que consiste na conquista de links de outros sites trazendo visitantes para sua página.

Adotando boas práticas de SEO, você naturalmente aumenta o tráfego do seu site, o que significa maior número de leads gerados e, consequentemente, aumento nas vendas!

Aposte nos links patrocinados

Outra prática recomendada para as empresas que estão dando seus primeiros passos no mundo do marketing digital é o investimento na criação de campanhas de links patrocinados (Ex: Google AdWords).

Ao fazer isso, você garante que o seu site esteja sempre na primeira página das buscas do Google relacionadas às palavras-chave da sua empresa, aumentando o número de visitantes ao seu site.

E diferente da estratégia de SEO, os links patrocinados são capazes de gerar resultados imediatos. Ou seja, são uma ótima opção para empresas que necessitam de um retorno rápido para as suas ações promocionais.

Outra vantagem de investir nos links patrocinados é que você tem, à sua disposição, várias opções para segmentar sua campanha, garantindo que o seu negócio alcance apenas clientes interessados em seus produtos.

Ainda tem dúvidas sobre como implementar uma estratégia de marketing digital? Deixe suas perguntas em nossa seção de comentários que nós vamos ajudar você a construir uma estratégia eficiente e capaz de gerar ótimos resultados para sua empresa!


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