Facebook Live: 8 oportunidades para fazer

O Facebook está investindo cada vez mais para se tornar um concorrente de peso do Youtube. No ano passado, a rede social de Mark Zuckerberg deu mais um passo nesse sentido ao lançar o Facebook Live, sua ferramenta para transmissão de vídeos ao vivo.

A principal vantagem da plataforma é estar dentro da maior rede social do mundo, com mais de um bilhão de usuários. Mas como usar a ferramenta de forma interessante?

Para responder essa pergunta, vamos conhecer algumas oportunidades interessantes para fazer um live no Facebook. Descubra com a gente!

1. Compartilhar alguma notícia ou pensamento interessante

No calor da notícia, quando o fato acabou de acontecer, ou mesmo depois como forma de expressar sua opinião sobre o fato, nada melhor do que uma transmissão ao vivo, acompanhada pelo seu público. A ferramenta também é válida para compartilhar algum pensamento interessante, algo que seja de interesse das pessoas que acompanham sua página na rede.

2. Responder perguntas do público

Seções de perguntas e respostas são ótimas formas de interagir e ficar mais próximo do seu público, não é à toa que este é um dos principais usos da ferramenta. Como uma live no Facebook recebe comentários em tempo real de quem assiste, você pode estimular sua audiência a fazer perguntas sobre assuntos que você aborda e transformar tudo numa grande conversa.

3. Fazer comentários sobre eventos

Seja sobre eventos do cotidiano, grandes momentos como os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro ou eventos mais focados na sua área de atuação, o Facebook Live é uma excelente ferramenta para interagir com seu público sobre eles e gerar engajamento para sua página. Mas lembre-se: o evento deve ser de interesse de quem te acompanha, do contrário, a transmissão poderá se tornar entediante.

4. Fazer entrevista com algum convidado especial

As pessoas adoram ouvir o que gente entendida no assunto tem a dizer, por isso, é uma excelente ideia dividir o espaço das suas transmissões no Facebook com convidados especiais, que tenham identificação com aqueles que te acompanham. Nessa hora, o conteúdo é rei, ou seja, é fundamental que o entrevistado tenha bagagem para falar sobre o assunto e capacidade de cativar quem assiste.

5. Fazer uma performance ou apresentar uma rotina da vida

Você tem alguma habilidade artística, musical, esportiva ou de outro tipo? Que tal mostrá-la para o mundo? Uma live no Facebook é uma excelente forma de fazer isso, entretendo o seu público e conquistando novos seguidores. Também é interessante mostrar uma rotina da sua vida, como forma de curiosidade. Acredite: quase todo mundo ama conhecer um pouco do dia a dia de quem acompanha!

6. Transmitir livremente o que se passa em um local ou paisagem

Está acontecendo alguma coisa interessante no local onde você está agora? Está diante de uma paisagem muito bonita? Então compartilhe com seu público ao vivo. Transmissões desse tipo normalmente atraem pessoas curiosas e são fáceis de fazer, pois não é necessário um roteiro ou nada mais elaborado. Só tenha cuidado para não acabar com seu pacote de dados se estiver conectado na internet da operadora.

7. Assistir a um programa de TV, filme ou evento ao vivo com a audiência

Os smartphones e tablets se consolidaram como segundo tela, plataformas onde as pessoas compartilham suas opiniões sobre o que acontece na TV. Viu a oportunidade? Faça vídeos ao vivo no Facebook comentando e interagindo com seu público sobre algo que eles estejam assistindo no momento. Isso prende a atenção das pessoas e, mais uma vez, te torna mais próximo delas, além de ser muito divertido!

8. Ensinar hobbies que você domina, como cozinhar ou tocar um instrumento

Todos nós adoramos aprender coisas novas, então, use o Facebook Live como oportunidade de compartilhar suas habilidades com o público. Pense em um hobbie que você gosta de praticar e que pode ser de interesse das pessoas que te acompanham, faça um roteiro para que tudo saia da melhor forma possível e mão na massa. Com certeza, a audiência vai adorar!

Bom, agora que nós já compartilhamos as nossas dicas, queremos saber se você conhece alguma outra oportunidade legal para fazer uma live no Facebook. Se sim, compartilhe com a gente nos comentários!

 

Compartilhe com um amigo!