infraestrutura de redes

Infraestrutura de redes: 6 motivos para investir nessa tecnologia

Investir em soluções para a área de TI, como infraestrutura de redes, é mais do que uma oportunidade estratégica: é uma necessidade. Empresas que não fazem isso arcam com perdas graves.

E não falamos apenas em perda de posição competitiva no mercado, mas até mesmo complicações futuras em momentos de crise que podem comprometer a qualidade do trabalho e o andamento da produtividade.

Por isso, é essencial que os gestores de TI fiquem atentos e indiquem para os responsáveis a urgência e necessidade de atualizarem constantemente as inovações implementadas nesse setor.

Uma dessas inovações mais importantes atualmente é justamente a infraestrutura de redes. Seu uso impacta consideravelmente a gestão de dados e segurança dessa área.

Continue lendo e veja 6 motivos essenciais para investir nessa tecnologia hoje mesmo.

1. Gestão eficiente dos dados da empresa

A infraestrutura de redes é responsável pela conexão de todos os computadores e equipamentos de tecnologia e, portanto, cumpre um papel imprescindível na gestão dos dados de todo empreendimento.

Se não há suporte adequado para interligar as máquinas, o desempenho fica comprometido e torna-se inviável uma boa gestão das informações da empresa.

Por exemplo, se há dificuldades de conexão com um dos principais servidores da empresa, o acesso aos dados ali armazenados fica comprometido. E alguns setores dependem dessas informações para atuarem.

Assim, é necessário dar o suporte necessário para que os profissionais consigam atuar de forma eficiente, sem maiores problemas, por meio de uma boa infraestrutura de redes.

2. Uma boa infraestrutura de redes permite automatização de processos

A automatização de processos é um passo importante para qualquer empresa. Ela é responsável por agilizar operações comuns do dia a dia, reduzindo o tempo de realização de tarefas.

Isso acarreta em economia para a empresa e maior eficiência nas atividades realizadas ao longo do dia. Além disso, há uma redução considerável da falha humana nos processos.

Porém, para que isso possa ocorrer, é necessário ter a estrutura adequada para a automatização. Se a infraestrutura estiver aquém do necessário, há gargalos nos processos e torna-se inviável a otimização.

Por exemplo, pode-se utilizar sistemas robustos de automação e análise de dados, mas se não houver a infraestrutura adequada que dê suporte a isso, todo o sistema fica comprometido.

Assim, algo que deveria ser para auxiliar e diminuir tempo de execução de tarefas nas rotinas, não é bem utilizado e a performance fica aquém do necessário.

Quedas no desempenho ao longo do dia podem prejudicar essas ações que, em alguns casos, são fundamentais para as atividades da empresa. Portanto, torna-se essencial, mais do que possibilitar a infraestrutura de redes, investir na qualidade dessa tecnologia.

3. Disponibilidade de informações de forma eficiente para os gestores

Como falamos acima, a infraestrutura de redes está diretamente relacionada com uma melhor gestão dos dados da organização.

E, consequentemente, permite uma maior disponibilidade dos dados para os gestores responsáveis.

Em tempos de informações sendo geradas rapidamente, toda agilidade no processo é bem-vinda e torna-se um importante diferencial.

Por isso é fundamental priorizar um bom sistema de infraestrutura de redes, possibilitando conexões ágeis, a ocorrência do mínimo de falhas e evitar problemas no trabalho dos demais colaboradores.

4. Maior segurança para a empresa

Uma boa infraestrutura de redes facilita as ações de segurança na organização.

Isso ocorre porque, no ato de sua implementação, é necessário pensar em planos de contingência caso ocorram problemas.

Por exemplo, ao investir em dupla abordagem (quando há interligação de fibra ótica entre prédios por dois caminhos diferentes), você garante que, em caso de falha de um deles, as conexões continuarão ativas, já que há um segundo caminho a ser utilizado.

Além da segurança física, a infraestrutura de redes permite também se precaver de situações como ataques digitais do tipo DDoS, insere filtros de IP, evita-se invasões por meio de diversas opções de autenticação, entre outros.

5. Maior competitividade no mercado para a organização

A agilização de processos e segurança no dia a dia da organização gerada por uma infraestrutura de redes eficiente permite uma maior competitividade da empresa no mercado.

Isso é essencial, pois, com as novas dinamicidades do mercado, todos os dias as concorrentes estão utilizando novas ferramentas e estratégias para garantir melhor produtividade e eficiência nos processos.

A infraestrutura de redes bem-feita é fundamental para possibilitar a implementação dessas soluções.

Afinal, como inserir soluções robustas se não há o básico para sustentar o seu uso, não é mesmo?

Ao dar suporte para a implementação de novas soluções eficientes, pode-se pensar em desenvolvimento de produtos e serviços que atendam às expectativas dos clientes e garantir maior satisfação.

Todos saem ganhando com esse processo e a empresa irá crescer sustentavelmente. Por isso é importante que você invista nessa tecnologia.

6. Evita complicações em momentos de crise

Um dos pontos mais importantes para o investimento em uma boa infraestrutura de redes é o desenvolvimento de soluções para momentos de crise.

Toda empresa está sujeita a desastres tecnológicos de qualquer natureza. E isso implica em possibilidades até mesmo incomuns, como incêndios e panes graves nos sistemas.

Ao implementar uma infraestrutura de redes de qualidade na empresa, o gestor de TI terá a possibilidade de definir planos de contingência para as mais diversas situações que podem impactar o negócio, tais como:

  • quedas em servidores;
  • problemas no cabeamento de fibra ótica;
  • ataques na largura de banda de servidores (ataques DDoS);
  • falhas de segurança ocorridas diretamente nas conexões;
  • problemas físicos com switches e roteadores;
  • superaquecimento de servidores;
  • problemas com autenticação;
  • falhas de segurança que permitam acesso à hackers e cibercriminosos, entre outros.

Assim, é possível traçar planos eficientes que visem impedir qualquer tipo de ação que comprometa o funcionamento das conexões na empresa, sejam questões físicas ou lógicas da rede.

Lembre-se sempre: você pode escolher as soluções mais inovadoras para otimizar o sistema de TI da empresa, mas se a estrutura não for de qualidade, elas não cumprirão seu papel da forma necessária.

Por isso, mais do que investir em uma infraestrutura de redes, é essencial que você verifique a qualidade do que está sendo realizado.

Assim, será possível evitar problemas futuros e garantir o diferencial competitivo da organização. Afinal, os gastos com soluções de problemas posteriores podem ser elevados.

Diante da importância de se investir em um boa infraestrutura de redes, aproveite e confira quanto custa não investir em gestão da tecnologia da informação e tenha dimensão dessa situação.


Compartilhe com um amigo!