Mobilidade na empresa: Com computação em nuvem

A Mobilidade na empresa é essencial, de forma que as grandes organizações e conglomerados estão implementando este conceito gradualmente. Mas ele também é imprescindível para as pequenas e médias empresas. No post de hoje vamos falar sobre a importância da mobilidade e sobre como o uso da computação em nuvem pode te ajudar nisso. Confira:

A importância da mobilidade na empresa

Cada vez mais é visto como vantagem o uso da mobilidade para a empresa. A descentralização do trabalho nos computadores da empresa, passando para os dispositivos móveis, hoje é uma realidade.

Basicamente, ela feita da seguinte forma: a partir dos smartphones e tablets é possível que os funcionários possam participar e conferir as agendas do dia, analisar documentos, realizar tarefas, entre diversas outras funções na empresa. Isto pode ser feito em qualquer lugar: em casa, em trânsito, durante viagens etc., permitindo que a pessoa, mesmo longe do ambiente do escritório, possa participar ativamente do trabalho realizado no escritório.

Como a computação na nuvem pode ajudar

A computação na nuvem permite que qualquer usuário possa acessar aplicativos e documentos em qualquer lugar, a partir do seu armazenamento na rede (ou seja, na nuvem). Assim, a partir de plataformas e aplicativos específicos os gestores podem, por exemplo, organizar agendas de trabalho e escalas com funcionários respondendo remotamente. Se um deles estiver em uma viagem de negócios, é possível que, através do seu smartphone e acessando o documento em que consta a agenda, seja possível responder perguntas, reagendar reuniões, tirar dúvidas etc.

Outra vantagem é que, caso a pessoa esteja fora do escritório e precise de algum documento, em caso de negociação com clientes, por exemplo, é possível obtê-lo através da nuvem, sem precisar nem mesmo entrar em contato com alguém no escritório.

Benefícios da mobilidade no dia a dia do escritório

Os benefícios do uso dos dispositivos móveis, com auxílio da computação em nuvem, são diversos e podem ajudar a potencializar a produtividade do seu negócio e aumentar a mobilidade na empresa. Veja alguns:

Redução de custos da equipe de TI

Como os aplicativos e as plataformas já estão disponíveis, a equipe de TI pode, em vez de focar em criação de aplicativos e softwares para possibilitar uma maior integração entre os usuários, focar em soluções de problemas.

Resolução de problemas mais rapidamente

Com o uso dos dispositivos móveis integrados à nuvem, é possível que funcionários que estejam fora do escritório, principalmente aqueles que estão viajando a trabalho, possam contribuir com o trabalho e resolver problemas que precisam ser vistos urgentemente.

Agilidade na tomada de decisões

Se antes era preciso que algum dos gestores voltassem ao escritório para que agendas fossem definidas, documentos fossem entregues ou problemas fossem resolvidos, com a mobilidade e a nuvem é possível que isso seja feito de forma mais rápida e ágil.

Estas são apenas algumas das vantagens de se utilizar a mobilidade na empresa com o uso da computação em nuvem. Vale a pena a adaptação para que o trabalho seja otimizado, se reverta a diminuição da demanda, e aumente a agilidade na tomada de decisões.

Outro ponto que a sua empresa deve ficar atenta é ao backup de informações importantes, para que você não fique com o trabalho comprometido em caso de algum problema. Acesse e saiba mais sobre este serviço!

 

Compartilhe com um amigo!