O que é firewall e qual seu papel na manutenção da segurança

Em sua forma original, um firewall é uma tecnologia de proteção que separa áreas de uma rede da outra. Em termos práticos, isso geralmente significa que ele fica de olho em todos os pacotes de entrada e saída de dados.

É um tipo de gatekeeper digital e verifica se esses pacotes de dados só são enviados para dentro e para fora quando realmente são permitidos.

Ao fazer isso, o firewall funciona de acordo com regras predefinidas para abrir, bloquear e monitorar os pontos de acesso de entrada e saída (portas) conforme necessário.

O papel do firewall na manutenção da segurança

Agora que você entendeu o que é firewall, vamos explicar melhor como ele ajuda a manter a sua segurança na rede.

Em poucas palavras, o firewall garante que nenhum tráfego de rede pode passar por você sem autorização. Apenas acesso absolutamente essencial deve ser permitido.

Se uma conexão de entrada não corresponder a uma solicitação de dentro da rede ou não estiver associada a um serviço aberto ao mundo externo, o acesso será negado.

Dessa forma, ataques de fora são evitados, por exemplo, aqueles em que invasores tentam usar portas abertas para obter acesso a uma rede ou a um computador.

Se um computador estiver diretamente conectado à Internet o que normalmente acontecia antigamente ataques e infecções poderiam ser executados em segundos.

Hoje, esse malware quase nunca é bem-sucedido, já que firewalls e roteadores têm mecanismos de filtro correspondentes e o malware não consegue nem entrar no sistema.

Muitos usuários não tem interesse em entender como o computador funciona e o que é preciso fazer para se proteger. Dessa forma, um firewall se mostra como uma boa opção,  pois significa que eles não precisam mais pensar nos caminhos de acesso ao sistema e podem deixar a proteção por conta do firewall.

Para garantir a segurança, você geralmente não deve desligar o firewall.

No entanto, o tráfego de dentro para fora também pode ser bloqueado, por exemplo, se um malware tentar entrar em contato com um servidor de controle e esse processo violar uma regra definida.

Onde encontro o firewall?

Isso depende inteiramente da estrutura da rede. Em uma rede doméstica, os firewalls geralmente são encontrados no próprio computador como parte de uma solução de segurança abrangente. Isso é chamado de firewall pessoal, firewall de desktop ou firewall de software.

Além disso, muitos roteadores modernos também são equipados com funções de firewall. Se você usa esse roteador, está movendo parte da sua linha de defesa um passo à frente o roteador verifica o tráfego da rede antes mesmo de chegar aos dispositivos da rede doméstica. Tal roteador é simplesmente conhecido como um firewall externo ou de hardware.

Firewalls de hardware são comumente usados ​​em redes corporativas também. Eles formam uma barreira protetora entre o mundo exterior e a rede corporativa.

Eles são significativamente mais abrangentes e dedicados a esse propósito específico. Além disso, firewalls são usados ​​para subdividir grandes redes em segmentos menores e, assim, criar pontos de acesso controlados.

Assim, por exemplo, as áreas de contabilidade são separadas da produção, dispositivos portáteis da rede corporativa e muito mais.

Agora que você sabe o que é firewall, certamente está mais interessado em garantir a sua segurança em um ambiente online. Leia: Segurança Cibernética: Como convencer sua diretoria a investir nela


Compartilhe com um amigo!