Onde estão os dados da empresa quando estão na nuvem?

O conceito de computação em nuvem está cada dia mais claro, mas o receio ainda existe por parte de algumas pessoas quando o assunto é armazenar os arquivos e dados da empresa em um local teoricamente desconhecido.

Um dos principais motivos desse medo é a falta de informação, por isso preparamos esse artigo, que visa esclarecer um pouco sobre o armazenamento em nuvem.

Se você ainda esta em dúvida quanto a utilizar esse recurso, confira, a seguir, por que os dados da sua empresa continuarão seguros:

O que é computação na nuvem?

Se você quiser definir tecnicamente, a nuvem é serviço que disponibiliza recursos computacionais para armazenar, gerenciar e proteger dados da empresa de maneira remota, podendo ser acessada exclusivamente por usuários pré-autorizados.

Porém, tais usuários devem ter diferentes níveis de permissão para acessar essas informações de qualquer local, e quem determina quem acessa o quê é o gestor, de modo que não há risco de um colaborador ter acesso a todos os documentos da organização.

Onde estão os dados da empresa?

Por trás dessa estrutura, existem, claro, elementos físicos, isto é, servidores, data centers e links físicos, que garantem a segurança das informações. Normalmente, as empresas provedoras desse serviço colocam os dados em data centers robustos, que espalham as informações ao longo de diversos servidores localizados em cidades, países e, em alguns casos, até mesmo continentes diferentes.

Tudo isso para garantir a segurança dos dados da empresa e impedir que eles sejam prejudicados por um acidente ou outro desgaste físico. Isso é chamado de redundância, e ela existe para garantir a resiliência e disponibilidade destes hardwares, que garantem a manutenção do serviço virtual contratado: a nuvem.

A nuvem é uma opção para minha empresa?

São raríssimos os casos de empresas que detêm os recursos necessários para investir em uma infraestrutura que garanta a segurança e acessibilidade dos dados da empresa como a citada anteriormente. Especialmente quando falamos de PME’s, estamos falando de economias que podem representar um ganho significativo na lucratividade da empresa

A alternativa é guardar esses dados em uma sala do seu escritório, ter um servidor e se preocupar com energia, manutenção, monitoramento, além de torcer para que nenhum acidente aconteça. Então, pense da seguinte forma: é mais seguro guardar dinheiro embaixo do seu travesseiro ou com uma empresa que garante a segurança e acessibilidade às suas finanças de qualquer lugar, como um banco?

A mesma lógica serve para armazenamento local e na nuvem.

É arriscado realizar a migração integral para a nuvem?

Armazenamento na nuvem não é nem de perto tão complicado ou arriscado quanto a maioria das pessoas pensa. Na verdade, é uma das maneiras mais simples e rápidas de armazenar, compartilhar e salvar os dados da empresa de maneira econômica e escalável.

Informando como e onde ficam armazenados os dados da empresa, esperamos ter reduzido ainda mais o medo da computação na nuvem.

Porém, é claro que quando estamos falando de informações confidenciais, todo cuidado é pouco. Por isso, prepare a empresa cultural e tecnicamente para uma migração segura para a nuvem e minimize os erros desse processo!

Se você descobriu onde estão os dados da empresa quando estão na nuvem, e conseguiu entender melhor essa questão, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais e faça com que eles se livrem dos tabus como você!


Compartilhe com um amigo!