Por que a nuvem é mais segura do que um data center local?

Muitos empresários estão preocupados com uma mesma situação: reduzir custos. Para que isso ocorra sem prejudicar a qualidade do processo, é necessário um extenso planejamento a fim de que as áreas da empresa não sejam afetadas ou que haja perdas em produtividade.

Como executar cortes orçamentários de maneira segura? Esse é um grande desafio dentro de cada setor. No caso do departamento de TI, uma alternativa é migrar do data center local para uma solução em nuvem, pois os dois possuem notáveis diferenças.

Conceitos de data center local e computação em nuvem

Tradicionalmente utilizados nas empresas, os data centers locais são computadores que armazenam todas as informações, dados e aplicações das companhias. Necessitam de uma sala específica para sua armazenagem, exigem manutenção constante e geram uma conta alta de energia.

Migrar para o cloud computing (computação em nuvem) é um grande avanço não somente na tecnologia como conhecemos, mas na maneira como esta redefiniu a produtividade entre os gestores. Tornou-se cada vez mais comum ver membros de equipes alternando suas rotinas entre escritório e home office, realizando tarefas indispensáveis graças à flexibilidade que só a nuvem oferece.

Ainda assim, mesmo oferecendo benefícios e facilidades para as empresas que optam por aderir a esse formato, existe a preocupação com a segurança. 

Integridade dos dados

Se você possui softwares e arquivos em discos rígidos na sua empresa, armazenados no data center local, é sensato pensar nisso como um risco. Passíveis de serem danificados — seja por mau uso, armazenamento incorreto ou até por mudanças internas —, esses discos podem fazer com que seu negócio perca informações importantes de clientes e fornecedores, sofrendo prejuízos vitais.

Para garantir que isso não aconteça, a maioria dos fornecedores de serviços em nuvem têm suas soluções baseadas em backups contínuos, assegurando a integridade dos dados da sua empresa e disponibilizando sistemas de restauração — caso haja algum imprevisto. Em um eventual desastre no ambiente, vai ser difícil recuperar os dados se eles ainda estiverem em data centers locais.

Interoperabilidade

A possibilidade de um data center local se tornar inoperável — ou passar por momentos de inacessibilidade — pode trazer riscos e prejuízo para seu negócio. É possível que um data center local fique comprometido caso sua empresa passe por mudanças, seja alvo de uma queda de energia brusca ou ocorra qualquer intempérie da natureza.

Quando se opta por usar um serviço em nuvem, essas ocorrências se tornam raras. Diferentemente do data center local, ela não necessita de atualizações devido à obsolescência nem é passível de prejudicar sua empresa por conta de defeitos operacionais, pois há contínuas atualizações e melhorias sem a necessidade do seu acompanhamento.

Privacidade

Ao firmarem seus contratos, as fornecedoras de serviços em nuvem se comprometem a garantir e assegurar a privacidade e a não divulgação de quaisquer dados referentes à sua empresa. Além disso, com o controle adequado das permissões de uso, o cloud se torna uma opção mais segura.

Usando a nuvem, basta manter um sistema contínuo de monitoramento, sabendo “quem tem o poder para acessar o quê”. Dessa forma, sua empresa não se torna vulnerável a erros de colaboradores ou até a espionagem de terceiros.

Criptografia

Por fim, muitas das empresas que fornecem o cloud utilizam sistemas de criptografia avançados que garantem eficiência contra ataques, invasões e outras externalidades que poderiam atingir normalmente o seu data center local.

Com a tecnologia em nuvem, um mesmo arquivo — quando salvo — é dividido em inúmeras partes e geralmente é armazenado em servidores diferentes. Mesmo se um dos servidores for invadido, a informação contida nele é apenas uma fração do arquivo. Ou seja, sua empresa não sairá prejudicada e suas informações estarão seguras.

Benefícios das soluções na nuvem

Segundo a agência de pesquisa Gartner, a computação na nuvem terá um crescimento anual de 16% até 2019. São bilhões em investimentos por parte dos empresários a fim de garantir a competitividade no mercado de sua atuação.

Se a sua preocupação ao migrar do data center local para a nuvem ainda é a segurança, basta apenas que você encontre um fornecedor confiável. Os profissionais desse ramo aprimoram constantemente seus serviços e inovam a fim de que sejam mantidos padrões rígidos de segurança.

Agora que você sabe o porquê a nuvem é mais segura do que um data center, quer conhecer mais sobre os benefícios da Cloud Computing? Inscreva-se em nossa newsletter.


Compartilhe com um amigo!