Por que as empresas optam pela computação em nuvem?

A tecnologia vem transformando o mundo corporativo em uma velocidade jamais vista na história da humanidade. Entre os avanços relevantes mais recentes, a cloud computing, ou computação em nuvem, vem se destacando e ganhando espaço entre empresas tradicionais e bem-conceituadas no mundo.

Mas o que tem levado o mundo empresarial a adotar esse modelo de computação? Descubra o porquê as empresas optam pela computação em nuvem. 

Maior segurança

Uma empresa com um servidor físico tem de investir caro na segurança dos dados da empresa Além disso, as atualizações de segurança devem ser acompanhadas de perto pela equipe de TI. Os fornecedores de computação em nuvem contam com certificações de segurança de ponta e as atualizações do sistema acontecem automaticamente (especialmente em SaaS e PaaS).

O fator segurança levou a empresa Hotel Urbano a migrar para um servidor em nuvem. Antes a companhia trabalhava em um servidor físico que, segundo a direção da empresa, dificultava o avanço do negócio. Sendo uma empresa on-line a segurança é indispensável. Ao migrar para computação em nuvem o Hotel Urbano percebeu o quanto seus dados ficaram mais seguros.

Aumento dos lucros

Com um sistema integrado e otimizado, as empresas percebem o aumento em seus lucros. Um exemplo é a companhia Smiles que, por medo, demorou a adotar a computação em nuvem. No entanto, quando migrou, percebeu como a nuvem aumentou a eficiência operacional do negócio, pois permitiu várias integrações com bancos e parceiros e os resultados logo foram sentidos nos lucros da empresa.

Flexibilidade do sistema

O objetivo de toda empresa é crescer. Com o desenvolvimento do negócio, o número de dados e processos aumenta na rede. Com um servidor privado a empresa terá de expandir o sistema e isso gera despesas e ocupa espaço físico.

O sistema em nuvem possui flexibilidade que muitas empresas precisam devido ao grande volume de dados. Essa versatilidade faz com que as empresas se sintam mais livres e autônomas na gestão dos seus dados em nuvem.

Instituto Sírio Libanês tem um grande volume de informações armazenadas devido a pesquisas que são feitas na entidade. O instituto migrou para o software em nuvem e percebeu que o trabalho ficou mais rápido e eficiente, além de contar com a flexibilidade do sistema que permite aumentar a capacidade de armazenamento de acordo com as necessidades da empresa.

Atualizações constantes

Manter um sistema de dados atualizado costuma ser um desafio para o setor de TI da empresa. Com a computação em nuvem a automação de atualizações se faz presente, dando à empresa a eficiência que o patrimônio virtual precisa para funcionar.

A General Electric (GE) apostou no servidor em nuvem para otimizar seus processos e comemora a grande transformação que a empresa está passando após a migração para a nuvem. Um dos muitos benefícios que a centenária companhia recebeu foi a automação dos negócios e, hoje, conta com Data Centers eficientes.

Migração simples e rápida para a nuvem

Hoje, com as inúmeras opções de nuvens (e outras que dizem ser nuvem), o grande desafio das empresas e dos líderes de TI é descobrir QUAL a nuvem mais adequada para seu negócio e principalmente COMO adaptar essa tecnologia a realidade da sua empresa.

Por isso é importante ter uma empresa especializada em computação em nuvem, chamadas Cloud Broker (como a Eco IT), para que a migração para nuvem seja tranquila e segura, além de possibilitar a colheita dos benefícios citados acima.

 


Compartilhe com um amigo!