Proteção de dados: saiba porquê você deve investir nela

A proteção de dados é um investimento que vem ganhando cada vez mais destaque dentro das empresas, principalmente por causa da nova lei de proteção de dados que, aos poucos, está entrando em vigência após sua aprovação em 10 de julho de 2018.

Para garantir a segurança dos dados existentes sob os cuidados da sua empresa e dos seus colaboradores é fundamental entender como a proteção de dados pode ser aplicada ao seu negócio.

Com as inovações digitais em ascensão, o volume de informações em circulação aumenta e surge também uma grande preocupação: o armazenamento seguro de dados.

Crimes cibernéticos do tipo ransomware e outros ataques que resultam no vazamento de dados estão cada vez mais frequentes, por mais que você aumente o investimento em proteção de dados.

Sendo assim, o seu investimento em proteção de dados permitirá uma visão do presente e do futuro do seu negócio. O backup cloud é uma solução, mas você precisa ir além.

Qual o melhor caminho para a proteção de dados?

O melhor caminho para garantir a segurança do seu negócio pode ser então a contratação de uma empresa que forneça serviços de proteção de dados, como a Eco IT ou outra empresa especializada.

Essas empresas utilizam plataformas específicas para realizar a proteção de dados da sua empresa.

Não importa o tamanho do seu banco de dados, você precisa de um gerenciamento profissional para manter todas as informações protegidas.

Auditorias de uso e alertas para casos de mau uso devem ser constantes, mas a sua equipe de TI não terá condições de estar sempre desenvolvendo essas atividades com sucesso.

 

Esse tipo de serviço exige custos de implementação e mão de obra elevados, enquanto o investimento através de empresas externas tende a ter uma melhor custo / benefício para o seu negócio.

Importância da proteção de dados para o seu negócio

Antes de descobrir os motivos para investir na proteção de dados, você precisa entender mais sobre a importância do assunto para o mundo corporativo no presente e em um futuro muito próximo.

A era da informação e transformação digital é uma questão ligada profundamente aos negócios e como eles se irão se comportar daqui para frente.

O uso de dados é cada vez mais necessário tanto para oferecer uma experiência customizada e satisfatória aos clientes, quanto para se posicionar e criar estratégias de mercado.

Ou seja, a informação hoje é o caminho para o crescimento da sua empresa e um ativo de grande valor em sua rotina operacional.

Pensando nisso, ignorar essa tendência natural e não investir nessa tecnologia e na sua proteção pode fazer com que o seu negócio se torne inviável no mercado.

Motivos para investir na proteção de dados

Se investir na proteção de dados é uma forma de combater as ameaças que colocam em risco a sua empresa, veja quais são os motivos que tornam esse investimento lucrativo.

Para ajudá-lo a entender melhor a importância do seu investimento, listamos os principais motivos para você apostar na proteção de dados da sua empresa.

 

Proteção de informações sigilosas

O seu investimento em proteção de dados converge na proteção, principalmente, dos chamados dados sensíveis — informações sigilosas ou críticas para o funcionamento da empresa.

A proteção surge do controle eficiente em uma gestão bem-feita dos ativos tecnológicos existentes sob os cuidados da sua empresa.

O foco da proteção de dados deve restringir o acesso ao banco de dados por pessoas credenciadas e conseguir aliar a praticidade do backup em nuvem com o monitoramento automatizado.

Quando a empresa não investe em proteção de dados, é impossível prever quando o sistema da sua organização e, até mesmo, o seu negócio como um todo, estarão ameaçados.

Prevenção contra o vazamento de dados

Se a sua empresa atua com e-commerce ou atendimento online, você e sua equipe contam com um extenso cadastro de clientes no banco de dados da organização.

Caso não seja realizado um trabalho para destinar a confidencialidade das informações, as suas vendas podem diminuir pois os clientes desejam que seus dados estejam seguros e sejam confidenciais, o que afeta a rentabilidade da sua empresa.

Por meio do investimento em proteção de dados, é possível evitar o vazamento das informações dos seus clientes, criando mais credibilidade em relação aos consumidores do seu mercado atuante.

Afinal, se houver uma invasão, dificilmente um cliente voltará a consumir em seu negócio, prejudicando a fidelização e também a prospecção de novas aquisições financeiras.

Prevenção contra o sequestro de dados

Imagine o transtorno caso sua empresa passe por um sequestro de dados. Será uma dor de cabeça enorme para os seus negócios, interferindo nos seus gastos e imagem de marca.

Os seus arquivos criptografados podem ser copiados e, na sequência, os infratores responsáveis cobram valores altíssimos para devolverem os dados que estavam no sistema.

Caso o pagamento não seja realizado, e mesmo que for, você corre um grande risco de ficar sem as informações sequestradas, ou seja, você e sua empresa ficam num momento crítico e altamente prejudicial.

Além disso, a moeda de troca usada para esses casos (bitcoin) é muito difïcil de ser rastreada, dificultando o combate ao sequestro de dados.

Otimização da sua equipe de TI

Em um mundo dominado pela informação, ela será a responsável pelos novos planejamentos de negócio, visando atingir novos nichos ou oferecer mais qualidade na entrega.

Para tirar proveito dessa situação, você precisa contar com uma equipe de TI eficiente e preparada para assumir um papel estratégico dentro de qualquer planejamento da sua empresa.

Quando a sua empresa não investe em segurança da informação, cai sobre os seus profissionais de TI o dever de gerenciar e monitorar manualmente cada detalhe da proteção de dados.

Ao investir em proteção de dados através de plataformas automatizadas, você tira essa obrigação da sua equipe e a incentiva a trabalhar com foco em inovação e otimização do negócio.

Identificação de anomalias

Mesmo com grandes investimentos em proteção de dados, é impossível garantir um sistema 100% blindado.

Porém, o sucesso da sua empresa em lidar com dados sensíveis está na sua capacidade de reagir quando uma anomalia é identificada.

Acontece que, em muitos casos, a sua organização não fica sabendo do ataque até que ocorra um vazamento das informações ou seja solicitado um resgate para recuperação de acesso a esses dados.

Um sistema bem protegido e com processos de monitoramento bem definidos garante alertas imediatos quando há uma tentativa de invasão ou um acesso não autorizado ao seu banco de dados.

Com esse aviso, sua equipe de TI pode identificar o problema e tomar ações para evitar um cenário pior.

E, tratando-se de proteção de dados, ter confiabilidade significa estar preparado para reagir a qualquer momento, principalmente de maneira preventiva.

Evitar suspensão de atividades

Muitos prejuízos indiretos podem surgir como consequência do comprometimento de dados, mas as atividades do dia a dia da sua empresa são o seu foco principal.

Como a produtividade em um mundo de transformação digital está diretamente ligada ao acesso de um sistema integrado (suportado por ambiente virtual de nuvem), o vazamento ou sequestro de dados pode significar uma longa parada.

Principalmente em casos de ataques ransomware, quando você e a sua empresa ficam restritas de acessar seus próprios arquivos, sua produção fica retida até que o problema seja solucionado.

Preservação de imagem

A proteção de dados lida com dois extremos:

  • O primeiro extremo é referente a números, valores e parâmetros sigilosos da sua empresa como relatórios financeiros e segredos da sua produção;
  • O segundo extremo lida com informações confidenciais dos clientes: dados financeiros, pessoais, senhas, comunicação, entre outras informações.

O impacto de um vazamento exigirá da sua empresa um grande investimento em marketing e relações-públicas para reverter uma imagem negativa. Tentando evitar que tal comprometimento acabe com o seu negócio.

A credibilidade, tanto com a qualidade dos seus produtos e serviços, como também com a boa imagem da sua marca, são premissas no mercado.

Portanto, a manutenção da imagem da sua empresa necessita de investimentos em proteção de dados para garantir uma equipe de TI estruturada, seja interna ou de uma empresa terceirizada.

Evitar prejuízos

Ao desenvolver códigos encriptados, os hackers copiam e desviam os dados presentes nas máquinas da sua empresa para outros computadores.

Dessa forma, eles podem até mesmo transferir quantias em dinheiro da conta da sua organização para outros locais, causando enormes prejuízos para o seu negócio e seus colaboradores.

E não se esqueça que eles podem conseguir informações privilegiadas sobre investimentos ou tomadas de decisões, como o lançamento de um novo produto.

Tendo essas informações em mãos, eles as vendem para uma concorrente, afetando a sua linha produtiva e a presença de mercado da sua marca.

Ou seja, o prejuízo é imensurável e pode levar a sua corporação à falência. Afinal, o custo de reparos emergenciais é altíssimo e leva-se dias para colocar tudo em ordem.

Mais uma vez, o investimento preventivo na proteção de dados é a melhor alternativa para o seu negócio.

Combate de ameaças internas

A ausência de uma política de proteção de dados influencia em problemas internos, como envio incorreto de e-mails, falta de critérios no uso de senhas dos usuários, entre outros.

Esses são fatores que podem contribuir tanto com a perda de dados existentes sob os cuidados da sua empresa quanto no seu relacionamento com os clientes.

Afinal, as pessoas ficam descontentes quando recebem uma mensagem não autorizada, ou seja, nada melhor do que privar sua empresa deste tipo de equívoco internamente.

Como investir na proteção de dados

Não há dúvidas: investir em proteção de dados é necessário e urgente para que sua empresa cresça e se torne uma referência no mercado. Mas como fazer isso?

São duas as principais soluções: o outsourcing de TI, com parceiras que contam com um suporte e time especializado para a segurança; e a adoção de sistemas de gestão preparados para lidar com o assunto.

Veja como um software pode solucionar as questões que apresentamos quanto à proteção de dados:

  • Integração das suas ferramentas e funcionalidades em um único ambiente;
  • Infraestrutura em cloud;
  • Otimização dos seus processos de segurança;
  • Gestão de credenciais de acesso do seus colaboradores;
  • Monitoramento de uso e alertas de segurança;
  • Colaboração confiável em tempo real;
  • Backups automatizados para recuperação rápida em crises (menos downtime);
  • Simplificação, estruturação e organização do seu banco de dados para identificar brechas com mais agilidade.

Ou seja, o investimento em proteção de dados é simples, basta escolher a melhor consultoria e as soluções que tragam mais confiança e eficiência para a sua empresa.

Esse investimento é fundamental caso você tenha pretensões de que sua empresa se consolide futuramente.

Hesitar em investir na proteção de dados não é uma maneira inteligente para manter a sua empresa blindada dos diversos crimes cibernéticos que crescem diariamente no meio empresarial brasileiro.

Agora que você sabe porquê deve investir na proteção de dados para sua empresa, acesse o site da EcoIT e veja como podemos te ajudar a entender mais sobre como proteger o seu negócio.


Compartilhe com um amigo!