recuperação de desastres

Recuperação de Desastres Ransomware: como a Eco IT vai te ajudar

Saber como realizar uma recuperação de desastres é essencial para os gestores de TI das empresas. Caso contrário, quando surgirem problemas, informações essenciais podem ser comprometidas.

Em um cenário no qual dados são estratégicos e fundamentais para determinar os rumos da organização, é imprescindível se precaver das consequências de um ataque criminoso, como o ransomware.

Esse cibercrime tem se tornado cada vez mais utilizado por pessoas maliciosas e pode gerar perda de dados essenciais para a organização, ou prejuízos financeiros com o pagamento de resgate.

E, ainda assim, isso não é garantia de que as informações serão recuperadas, ou seja: é melhor saber se prevenir e resolver a situação por meio da recuperação de desastres.

Continue lendo nosso artigo, tire suas dúvidas e saiba mais sobre o assunto.

Como funciona um ataque ransomware?

Um ataque ransomware é caracterizado pelo sequestro de informações da empresa por criminosos, de forma a inutilizar os dados obtidos por eles até que o resgate seja pago.

Ele é feito da seguinte forma: um código é ativado no equipamento, criptografando os dados ali armazenados. A chave de acesso está apenas com os responsáveis pelo ataque, impedindo o acesso às informações ali contidas.

A chave só é fornecida e os arquivos devolvidos quando o pagamento do resgate (ransom) é realizado. E, ainda assim, não é garantia de que as informações serão devolvidas.

Ele é propagado, normalmente, por meio de e-mails com links danificados ou, então, explorando possíveis vulnerabilidades de segurança do sistema.

Quando ele ocorre e a empresa não deseja pagar o resgate, é necessário acionar o serviço de recuperação de desastres, a fim de ter os prejuízos minimizados ou resolvidos.

Este, infelizmente, é um ataque comum, com números alarmantes: 4.000 ataques diários, infectando, em média, de 30.000 a 50.000 dispositivos por mês.

Quais são os principais recursos de defesa para este tipo de ataque?

A principal forma de evitar os danos é investir em segurança de dados, a fim de evitar que falhas abram brechas para ações como esses ataques. São as principais formas de defesa:

Sistema operacional original e atualizado

Uma das formas de atuação do ataque ransomware é por meio de vulnerabilidades encontradas no sistema operacional (SO). Os criminosos, através de brechas de segurança, conseguem inserir o código na máquina e, assim, criptografar os dados.

Para evitar danos, é essencial que o SO esteja sempre atualizado, instalando as atualizações de segurança mais recentes. Além disso, é imprescindível o uso do sistema operacional original.

Programas instalados atualizados

Outra brecha pela qual os criminosos podem invadir os sistemas é por meio de falhas de segurança em softwares instalados que não estejam atualizados.

Um caso ocorrido em 2017 foi com o Skype. Uma falha no software da Microsoft possibilitou que usuários tivessem seus arquivos criptografados, com a exigência de resgate de 200 dólares.

Ao não atualizar os programas instalados, você estará permitindo maior vulnerabilidade nas máquinas da empresa, que podem ser utilizadas por hackers.

Antivírus eficiente instalado e atualizado

É fundamental que todas as máquinas utilizadas pelos funcionários tenham antivírus de qualidade instalados e devidamente atualizados, além dos servidores, claro.

Uma das formas de acesso para o ataque é por meio de URL com o código malicioso. Quando o antivírus está atualizado, ele bloqueia o acesso ao link, impedindo a invasão.

Treinar os funcionários para condutas seguras

Funcionários que não tenham condutas seguras no dia a dia podem facilitar a entrada dos criminosos no sistema. Cliques em banners, serem capturados por sites duvidosos, abertura de links de spams, entre outros são ações comuns e que prejudicam as estratégias de segurança de dados.

Realize treinamentos recorrentes de condutas corretas durante a execução do trabalho, de forma a minimizar danos e não prejudicar as ações de segurança implementadas pelo setor de TI.

Realize backups regularmente

Ele não protege a máquina do ataque em si, mas é importante para minimizar prejuízos em caso de problemas e deve ser realizado antes que ele ocorra.

O processo de backup é importante para ter um local para resgatar os dados da empresa sem ter a necessidade de ter prejuízos financeiros com resgate.

Além disso ele cumpre um papel essencial em casos de problemas físicos, tais como furtos de máquinas, incêndios, perdas de equipamento por defeito, entre outros.

Assim, ele deve ser incluído nas rotinas diárias, garantindo que todas as novas informações serão inseridas no processo.

Como realizar uma recuperação de desastres?

Mas, o que fazer quando há alguma falha no processo de prevenção? Ou quando ele não foi implementado ainda e, assim, permitiu-se a vulnerabilidade que ocasionou o ataque?

Deve-se recorrer à recuperação de desastres, que tem por objetivo recuperar o máximo de arquivos possíveis e minimizar os danos causados. E você pode contar com a Eco IT para isso.

Ao perceber o problema, você deve preencher o formulário disponível em nosso site o mais rápido possível. Quanto mais demorar para agir, maior o risco de não conseguir solucionar o problema completamente.

Um de nossos especialistas entrará em contato imediatamente e indicará uma série de procedimentos de recuperação de desastres para tentar recuperar o máximo de arquivos possíveis infectados pelo código.

Após a contratação do serviço de recuperação de desastres, serão realizadas análises para verificar a extensão da situação, bem como ações de prevenção para evitar a recorrência do ataque.

Os arquivos criptografados pelos criminosos serão analisados em algumas horas úteis, garantindo agilidade na resolução da situação.

É imprescindível que este contato seja feito pelo responsável de TI, garantindo que os protocolos indicados sejam realizados por quem tenha conhecimento técnico. Não delegue essa função a outra pessoa.

Por meio da recuperação de desastres e das ações de proteção indicadas, pode-se minimizar os danos causados e evitar que o prejuízo seja recorrente.

Lembre-se sempre que informação é poder e estratégia para os negócios e, por isso, a segurança de dados deve ser implementada de forma eficiente na organização.

Se você não seguiu os passos do artigo, certamente precisará do serviço oferecido pela Eco IT para recuperação de desastres.  Saiba mais e tire suas dúvidas.


Compartilhe com um amigo!