[ECOIT]-Capa-de-blogpost---redes-estruturadas-min

Redes Estruturadas: entenda o que são definitivamente

O conceito de redes estruturadas é designado a redes de cabeamentos que suportam sistemas capazes de conduzir informações dentro de um edifício, assim como dados, voz, imagem e segurança.

 

Consiste em um sistema que integra vários meios de transmissão – cabos metálicos, fibra óptica e sem fio, por exemplo – e garante uma implantação modular da rede com capacidade de expansão programada.

 

As redes estruturadas possibilitam um fácil redirecionamento, provendo um caminho de transmissão entre quaisquer pontos distintos dessa rede. Numa rede corretamente projetada, as necessidades de todos os usuários podem ser atendidas com facilidade e flexibilidade.

 

Com conectividade máxima assegurada para os dispositivos existentes e disponibilidade de infraestrutura altamente preparada para as tecnologias emergentes, diagnósticos e operações são mais fáceis.

 

Mudanças, manutenções ou implementações feitas com maior agilidade, segurança e controle se tornam, então, possíveis com essa estruturação de sistema.

 

A transição para redes convergentes faz com que seja mandatória a implementação de infraestruturas de rede local (LAN) e alargada (WAN), de modo a assegurar melhor qualidade de serviços nos variados tipos de tráfego que circulam nessas redes.

 

De forma mais resumida, um sistema de redes estruturadas fornece uma infraestrutura de cabeamento que proporciona desempenho previsível, desde que tenha sido planejado e instalado adequadamente.

 

Além de maior flexibilidade no manuseio dos dispositivos, o sistema de redes estruturadas maximiza a sua disponibilidade, fornece provas futuras referentes a sua usabilidade e performance.

Objetivos das Redes Estruturadas

O surgimento do conceito de redes estruturadas se deu com a busca pela padronização da infraestrutura instalada dentro de edifícios comerciais e residenciais, de modo independente às aplicações empregadas.

 

O cabeamento estruturado, análogo ao sistema elétrico, proporciona ao usuário a utilização de diversos equipamentos simultaneamente, de forma simples e organizada.

 

Com base nesse objetivo, as redes estruturadas são constantemente utilizadas em empresas de médio a grande porte, principalmente, pelo fato de que possuem um número gigantesco de dados a serem sistematicamente compartilhados.

 

Diante disso, você percebe o porquê da necessidade de sincronia entre as máquinas presentes em uma rede, para que não haja perda de nenhum dado no processo de comunicação.

 

Logo, a organização é um conceito vital para a estruturação de um sistema desde a sua implementação física de cabos e fios a um complexo, até seus ajustes finos de sincronização.

 

A garantia de que todos os usuários possuam sistematização adequada e facilidade ao processo de funcionamento da empresa, além de um fluxo ininterruptível de informação, ocorrem devido a essa organização presente nas redes estruturadas.

 

Consequentemente, o funcionamento de dados e a manutenção da rede se tornam muito mais eficientes.

As principais vantagens das redes estruturadas

Devido à implementação de uma única infra-estrutura de rede,  com a qual todos os colaboradores trabalham, a redução de despesas de capital, assim como das despesas de manutenção e operacionais, são duas vantagens de grande destaque.

 

Além do mais, o potencial referente ao tempo de inatividade é reduzido pois, uma vez que sua organização instalou o sistema de redes estruturadas, o potencial de erro humano é muito menor.

 

Um sistema de redes estruturadas deve fornecer a garantia de um nível de performance para o sistema, além de permitir ampliações ou alterações sem perda de flexibilidade.

 

Ainda, a possibilidade de mudanças rápidas deve ser garantida para cada usuário. E o cabeamento estruturado não pode deixar de atender aos variados padrões de redes existentes.

 

Essa infraestrutura é um investimento de retorno excepcional, pois sobrevive a todos os componentes da rede, requerendo mínimas atualizações e permitindo que você economize tempo e dinheiro para seus negócios.

 

Tendo uma estética melhor, facilitará o seu manuseio quando necessário. Portanto, você não deve jamais subestimar uma boa aparência do seu sistema de redes estruturadas.

 

Também evita que o cabeamento seja manuseado incorretamente, sendo que a organização desse sistema facilita o entendimento das conexões existentes entre rede e dispositivos.

 

E isso gera uma economia de tempo para rastrear os cabos e portas quando alterações ou manutenções são mandatórias para o sistema de redes estruturas implementado em seu negócio.

 

Métodos de alta velocidade estão sendo apurados por muitas companhias. Ele eleva o patamar de vida da sua rede por um baixo custo.

 

Logo, se torna uma atitude de bom senso a escolha do sistema de redes estruturadas que atende antecipadamente, e de modo satisfatório, às suas futuras exigências.

 

Apenas 2% do investimento presente em sua rede é em um sistema estruturado. Sendo que 50% dos problemas que têm na rede estão diretamente relacionados ao meio físico.

 

Tendo em mente, então, que 50% do seu gerenciamento é focado na parte física, é primordial que o processo de instalação de redes estruturadas ocorra sem falhas.

 

A importância vem à tona quando você descobre que um lançamento inadequado de um dos cabos pode facilmente acarretar na paralisação da rede.

 

Esse dano pode representar um custo superior a 50 mil dólares por cada hora de paralisação.

 

E para estruturar uma rede projetada e trazer maior lucratividade diante da diminuição de suas despesas, é utilizado um gabinete onde os fios são organizados e ligados a patch panels.

O que são patch panels?

São dispositivos com conectores (de mesmo tipo ou similar) destinados à conexão e roteamento de circuitos, que serão monitorados, interconectados e testados de maneira flexível dentro de um ambiente.

 

O termo patch surgiu do uso antecipado de equipamentos semelhantes em estúdios de telefonia e rádio, onde equipamentos extras eram mantidos para possível e temporária substituição de outros com falhas.

 

Os patch panels são utilizados para organizar os cabos presentes em redes estruturadas, possibilitando uma fácil identificação dos pontos de rede no rack.

 

Eles fazem a conexão entre o cabeamento que sai do rack e chega às tomadas (cabeamento horizontal) ou em outro patch panel interligando outro rack (cabeamento vertical).

 

Com isso, a mudança de determinado usuário pode ser feita fisicamente no rack, sem a necessidade de uma alteração horizontal do cabeamento.

 

Os patch panels são dimensionados pelo número de portas de 24, 48 e 96 portas RJ45. Tanto a quantidade de patch panels, assim como o número de portas, depende do número de pontos de rede existentes.

 

A utilização desses dispositivos é recomendada para que não haja confusão quando a necessidade de mudanças ou manutenções surjam no futuro.

 

Uma vez que os cabos e equipamentos de sua redes estão corretamente estruturados, você não corre o perigo de tê-los danificados quando manuseados e evita queimar portas do switch.

 

Com um maior controle sob a integridade de seus equipamentos e dispositivos, você evitará perdas. Sendo que não nos referimos apenas a perdas relacionadas às suas finanças ou posição competitiva no mercado

 

Elas também englobam complicações futuras em momentos de crise que podem comprometer a qualidade do trabalho e o andamento da produtividade desenvolvidos por sua marca.

 

Por isso, é essencial que você fique atento e repasse aos responsáveis a urgência e necessidade de atualizar constantemente as inovações implementadas no setor de TI da sua empresa.

 

E uma das inovações mais importantes da atualidade são as redes estruturadas. Seu uso impacta diretamente na gestão de dados e segurança de toda a organização.

 

Logo abaixo, listamos alguns motivos essenciais para investir em um sistema de cabeamento estruturado.

Eficiente gestão de dados

Um papel vital na gestão de dados do seu empreendimento é o realizado pela infraestrutura de redes. Ela é responsável pela conexão de todos os dispositivos tecnológicos entre si e com a rede usada em sua empresa.

 

Com um desempenho comprometido de seus equipamentos, a gestão de informações fica inviável e precária, ainda mais se não houver suporte adequado para interligar as máquinas.

 

Logo, a atuação de muitos setores de sua organização é afetada por falhas originadas da falta de suporte de um sistema de redes eficiente e estruturado.

 

Esse suporte pode ser suprido através de redes estruturadas, permitindo uma melhor e eficiente performance de seus profissionais, que não terão mais problemas para acessar dados fundamentais às suas atividades.

Automatização de processos

A automatização de processos é responsável por agilizar operações comuns do dia a dia, sendo fundamental para a redução do tempo investido por seu colaboradores na realização de tarefas.

 

A automatização provoca a economia na empresa e gera maior eficiência nas atividades realizadas pela sua equipe de profissionais. Sendo que verifica-se, também, grande redução de falhas humanas nos processos.

 

Porém, para que isso seja possível, é necessária uma estrutura adequada à automatização. Caso contrário, falhas diversas acontecerão nos processos e a otimização se torna inviável.

 

Nada adianta se aproveitar de sistemas robustos de automação e análise de dados, caso você não possua um sistema de redes estruturadas adequado a seu negócio.

 

Um suporte de qualidade é fundamental para que o sistema da sua organização não fique comprometido por falhas diversas, principalmente no planejamento e estruturação da rede a ser implementada.

 

Sem condições propícias a essa infraestrutura, algo cujo o objetivo é auxiliar e diminuir o tempo de execução de atividades rotineiras funcionará de forma não proveitosa. E, ainda, sua performance não chega ao patamar desejado. Sendo que  quedas no desempenho ao longo do dia podem prejudicar ações fundamentais para o funcionamento da empresa.

 

Portanto, tão importante quanto possibilitar uma infraestrutura de redes é investir na qualidade dessa tecnologia, visando a sua funcionalidade com máximo desempenho.

Disponibilidade efetiva de informações

Já ficou claro o quanto a infraestrutura de redes está diretamente ligada a uma melhor gestão de dados da sua organização.

 

E, como consequência, possibilita uma maior disponibilidade das informações para os gestores responsáveis, que poderão fazer análises apuradas sobre o que foi processado.

 

Toda agilidade disponível é essencial em tempos em que as informações são geradas em velocidades exorbitantes. Sendo, assim, um diferencial de grande valor para seu negócio.

 

Por esse motivo, a priorização de um bom sistema de redes estruturadas é fundamental para que haja um fácil acesso às informações desejadas no momento em que forem requisitadas.

 

Além disso, um sistema de infraestrutura de qualidade possibilita conexões ágeis, diminuição na ocorrência de falhas e prevenção de problemas no trabalho dos demais colaboradores.

Maior segurança para seu negócio

Com uma infraestrutura altamente qualificada, as ações de segurança se tornam mais fáceis de serem aplicadas na organização.

 

O motivo disso é que no ato de implementação desse sistema de redes estruturadas, é necessário pensar em planos de contingência para possíveis casos de emergência.

 

Para exemplificar, montamos o seguinte cenário: um investimento de dupla abordagem – quando existe interligação de fibra ótica entre prédios por dois caminhos diferentes.

 

Ao realizar esse investimento em redes estruturadas, você garante que as conexões continuem ativas caso ocorra falha em um dos caminhos, pois um segundo caminho manterá o pleno funcionamento do seu negócio.

 

Além da segurança física obtida, um sistema de redes estruturadas permite também que você proteja sua empresa de situações como ataques digitais do tipo DDoS.

 

Essa infraestrutura insere filtros de IP, fazendo com que tentativas de invasões por meio de diversas opções de autenticação (e outros meios) sejam mais difíceis de acontecer.

Maior competitividade de mercado

Um sistema de redes estruturadas eficiente permite uma maior competitividade da sua empresa no mercado, pelo fato de você alcançar uma agilização de processos e segurança nos processos diários.

 

E essa conquista é essencial, pois todos os dias a concorrência utiliza novas ferramentas e estratégias que garantem melhor produtividade e eficiência nos processos.

 

Esse trabalho árduo é consequência das novas dinamicidades do mercado, que te obrigam a buscar novas alternativas responsáveis por disparar seus resultados diante seus concorrentes e trazer novos consumidores.

 

Logo, uma infraestrutura de redes bem-feita torna-se, então, fundamental também para possibilitar a implementação dessas soluções. Sendo que não existe meios para inserir soluções mais robustas em um sistema de redes estruturadas implementado de forma inadequada, pois ele é quem sustentará o uso dessas soluções.

 

Apenas quando existe um suporte para a implementação de novas soluções eficientes é que você pode cogitar quanto ao desenvolvimento de novos produtos e serviços.

 

Pois sem o suporte necessário às novidade que implementa, não será possível criar algo que atenda às expectativas dos clientes e garanta maior satisfação.

 

Tanto sua empresa quanto seus consumidores acabam ganhando com esse trabalho e você perceberá um crescimento sustentável. Por isso, não deixe de investir em um sistema qualificado de redes estruturadas.

Prevenção de complicações em momentos de crise

O desenvolvimento de soluções voltadas a momentos de crise é um dos pontos de maior importância para o investimento em uma qualificada infraestrutura de redes.

 

A sua empresa, assim como qualquer outra, está sujeita a desastres tecnológicos de qualquer natureza. O que implica em possibilidades das mais variadas, desde incêndios a panes graves nos sistemas.

 

Ao implementar um sistema de redes estruturadas de qualidade na sua empresa, os planos de contingência podem ser definidos visando atender às inúmeras situações capazes de impactar seu negócio, tais como:

 

  • quedas em servidores;
  • problemas no cabeamento de fibra ótica;
  • ataques na largura de banda de servidores (ataques DDoS);
  • falhas de segurança ocorridas diretamente nas conexões;
  • problemas físicos com switches e roteadores;
  • superaquecimento de servidores;
  • problemas com autenticação;
  • falhas de segurança que permitam acesso à hackers e cibercriminosos.

 

Com um sistema de redes estruturadas, torna-se possível traçar planos eficientes com o objetivo de impedir qualquer ação que comprometa o funcionamento das conexões na sua empresa, seja a respeito de questões físicas ou lógicas da rede.

 

Tenha em mente que você pode escolher as melhores e mais inovadoras soluções para otimizar o seu sistema de TI, mas que nada valerá se não possuir uma estrutura qualificada.

 

Pois, sem a implementação de um sistema de redes estruturadas de alta qualidade, as soluções jamais cumprirão seu papel da forma necessária. Não importando o quão inovador é o produto.

 

Por isso, é essencial verificar a qualidade da infraestrutura de rede na qual você está investindo recursos e capital, visando melhorar o potencial do seu negócio.

 

Assim, você evita problemas futuros e garante o diferencial competitivo da sua empresa. Já que os gastos com soluções de problemas decorrentes serão elevados e te causarão prejuízos.

Riscos do não uso de redes estruturadas

Com uma infraestrutura de cabeamento desorganizada, erros são comumente cometidos. Portas incorretas são desconectadas. E ainda pior é o cabeamento desestruturado existente.

 

Tentar remover um único cabo de um emaranhado repleto de confusão pode causar tensão nos outros cabos e um estresse que leva a erros de rede muito difíceis de rastrear.

 

O uso de um método ponto a ponto faz com que a frente e os lados do comutador usado para implementar o sistema de rede fiquem congestionados com a presença em massa do cabeamento.

 

Com isso, o fluxo de ar necessário para um bom funcionamento do switch fica impedido. Causando, também, problemas de superaquecimento à unidade usada para seu sistema de redes.

 

A Segurança da Informação é outro fator de risco caso não seja implementado um sistema de redes estruturadas eficiente e qualificado, pois você investirá cada vez mais em soluções robustas.

 

Como já foi dito, para que o investimento de seus recursos em soluções como essas surtam o efeito esperado, um sistema com infraestrutura adequada deve ser instalado na sua empresa.

 

Ao adotar novas tecnologias antes de sua concorrência, você estará se colocando um passo à frente dela e terá vantagens competitivas no mercado, como frisamos anteriormente.

 

Em suma, as redes estruturadas são abertas e flexíveis, não importando como o equipamento e a localização de cada subsistema sejam alterados. Apenas a posição dos cabos precisa ser mudada.

 

Esse sistema pode adaptar-se totalmente ao desenvolvimento de comunicações e redes de computadores, além de estabelecer uma base sólida de linhas para a futura automação da sua empresa.

 

Entendendo a importância de se investir em um sistema altamente qualificado de redes estruturadas, aproveite para conferir quanto custa não investir em gestão da tecnologia da informação para ter uma dimensão do seus prejuízos.

 

Para entender mais sobre redes estruturadas e outras melhorias que você pode fazer para o seu negócio, acesse nosso site e veja materiais exclusivos que fazemos especialmente para você.

 


Compartilhe com um amigo!