Reivente-se! 7 dicas para inovar no mercado de TI

Você está buscando formas de como diferenciar sua empresa de TI no mercado em meio à forte concorrência? Conquistar vantagem competitiva é essencial para qualquer negócio e um dos principais caminhos para ganhar esse destaque é a inovação.

Segundo o dicionário da língua portuguesa, “inovar” é uma palavra que vem do latim innovare, que significa introduzir novidades ou renovar; inventar; criar. Esse pode ser o seu ponto definitivo de diferenciação no mercado em que atua.

Portanto, se é disso que a sua empresa de TI está precisando, recomendamos que continue lendo este conteúdo para conhecer 7 dicas para que ela se torne inovadora e conquiste mais clientes! Vamos lá?

Dicas para inovar no mercado de TI

1. Mantenha suas equipes treinadas e atualizadas

Um dos maiores desafios para empresas do setor de TI é a formação de uma equipe de ponta em todas as áreas, principalmente as que estão diretamente ligadas às vendas e aos processos de TI — desenvolvedores, administradores de redes, suporte técnico etc.

Por que é fundamental que os colaboradores estejam bem treinados e por dentro de novas tecnologias e tendências? É simples! A sua empresa não deve apenas explorar o talento do pessoal interno: é necessário investir em suas carreiras e torná-los profissionais ainda melhores.

Mais do que qualquer um dos envolvidos nos negócios, são os clientes que sentirão na pele esse diferencial — e compartilharão sua experiência com grande satisfação.

2. Seja pioneiro em encontrar soluções

O pioneirismo é algo que poucas empresas têm o privilégio de registrar em suas histórias. Afinal, com tantas descobertas já feitas até hoje, não é fácil ser o primeiro a tomar uma medida eficaz e inédita ou uma solução antes de todo mundo.

Considerando que a empresa já tenha um quadro de funcionários altamente qualificados, inteirados sobre tudo que acontece no universo de TI, é certo que ela está mais próxima de se tornar pioneira do que muitas outras.

Contudo, uma medida capaz de ampliar ainda mais as chances é o investimento em uma equipe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Esse time, formado por especialistas de excelência, dedicará todas as jogadas de trabalho em busca de novas soluções e melhorias para o setor dentro de sua empresa, reforçando o compromisso com a inovação no mercado e eficiência para os clientes.

3. Desenvolva estratégias de mercado

Atualmente a tecnologia está completamente inserida nas áreas de marketing, tendo originado, inclusive, a metodologia de Inbound Marketing — que utiliza das ferramentas e canais digitais como principal meio de gerar oportunidades de negócios.

Com o crescimento no uso da tecnologia no mundo dos negócios, sobretudo pelos clientes — que têm dado preferência à internet para comprar e conhecer produtos —, empresas de todos os segmentos podem realizar vendas a partir de estratégias de marketing digital, por exemplo.

Vale destacar que a Internet fornece múltiplos recursos para atrair clientes, como:

  • marketing de conteúdo;
  • SEO;
  • links patrocinados;
  • blog posts corporativos;
  • mídias sociais, e outros.

Marcar uma sólida presença no mercado digital é um ótimo meio de inovar e, de quebra, gerar oportunidades que dificilmente existiriam no ambiente offline.

4. Esteja atento às melhores práticas de TI

Aplicar as melhores práticas certamente é interesse de todo o mercado. Entretanto, não basta somente anunciar essa preocupação: se essas boas práticas não forem realizada da maneira correta, dificilmente a empresa terá um diferencial dentro do mercado de TI.

A conclusão para isso é bem lógica: não há como estar à frente ao mesmo tempo que está atrás.

Ao mesmo tempo em que corporações de sucesso crescem, seguindo frameworks como ITIL, PMBOK, CobiT e CMMI, as suas concorrentes, mal estruturadas, conseguem no máximo alguns lampejos de crescimento — ou seja, são incapazes de manterem-se por muito tempo no alto patamar.

5. Crie parcerias com outras empresas

Firmar parcerias com empresas de outros segmentos, visando ao crescimento mútuo, é uma prática básica de mercado — e que contribui para que oportunidades de inovações aconteçam.

O momento é ótimo: o aumento no número de startups é uma boa oportunidade que as empresas de TI têm para abrir caminho e buscar novos parceiros. Outro bom gancho é aproveitando o surgimento (e expansão) da Internet das Coisas.

6. Venda uma experiência, não somente um produto

Retornando para os conceitos de marketing, já passou da hora de sua empresa deixar de vender um simples produto. Os clientes estão em busca de uma relação mais estreita, e querem investir em soluções que acrescentem notáveis mudanças.

Em outras palavras, a sua empresa deve começar a vender uma experiência. O cliente deve viver essa experiência muito antes do primeiro contato direto — seja um telefonema, mensagem de e-mail ou videoconferência. O diferencial precisa ser sentido desde a facilidade com que sua empresa foi encontrada até o momento final em que seus serviços foram percebidos pelo comprador.

Muitas empresas que estão se reinventando pensam mais na experiência do consumidor. E, de fato, trata-se de uma medida óbvia e eficaz: afinal, com o cliente bem atendido e um produto / serviço de qualidade, é natural que ambas as partes ganhem com isso.

7. Procure ser uma referência em Segurança da Informação

A Segurança da Informação é um fator que vem ganhando cada vez mais destaque e valorização por parte dos clientes. Isso porque o Brasil concentra aproximadamente 92% dos ataques de ransomware na América Latina, além de ter sido, no segundo semestre de 2016, o 3º país mais atacado por malwares bancários.

Tamanha vulnerabilidade é o que tem gerado dos clientes uma atenção redobrada com aspectos de segurança — e a tendência é que estes aspectos sejam cada vez mais avaliados.

Fazer investimentos em soluções robustas e seguir as práticas recomendadas da Segurança da Informação — instituir uma política de segurança, realizar auditorias, treinar os funcionários etc. —, adotando novas tecnologias antes da concorrência, sem dúvidas é uma estratégia que resultará em vantagens no mercado.

A inovação pode demandar um tempo para surtir efeito

A paciência e resiliência são duas das melhores armas para quem procura inovar. Afinal, como diferenciar sua empresa de TI com soluções tão imediatas? Se o processo fosse simples a tal ponto, logo a concorrência se igualaria e o diferencial seria limitado a 15 minutos de fama. Portanto, seja paciente, resiliente e acredite na capacidade que seus colaboradores têm para elevar o patamar da companhia.

Entretanto, antes que a empresa ganhe destaque e grandes oportunidades de negócio comecem a surgir, você assegura que ela está preparada para crescer? Descubra o papel da Governança de TI nessa etapa do processo!


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