Saiba como remover malware e se proteger de futuros ataques

Saber como remover malware é fundamental para que você e sua equipe possam se proteger contra futuros ataques e outros cibercrimes que ameaçam o seu negócio.

Mas antes disso, você precisa saber o que é malware, como ocorre uma infecção e os tipos de malware existentes.

Por fim, abordaremos sobre como remover malware e formas de prevenção do mesmo para que você não se torne mais uma vítima de crimes digitais de tal origem.

O que é malware?

Falaremos brevemente sobre o que é malware. Porém, se você quiser ler mais sobre o tema, confira o artigo “O que é malware: entenda tudo sobre ele e os danos que ele pode causar“.

Malware é um termo proveniente do inglês e é a forma contraída para a expressão “malicious software” (software malicioso). Esse termo refere-se a qualquer software capaz de infectar um sistema secretamente.

Sem o seu conhecimento, esse software causa intencionalmente diversos danos, alterações e, até mesmo, rouba informações da sua empresa e dos seus colaboradores.

Eles podem também bloquear o acesso do usuário ao sistema, causando ainda mais dor de cabeça para você e sua equipe.

Por se tratar de um termo usado para referir-se a uma variedade de modelos de software hostil, ele pode aparecer de maneiras diferentes.

Dentre essas diversas formas, estão softwares do tipo código executável, scripts de conteúdo ativo e alguns outros que mencionaremos adiante.

Portanto, um programa que simplesmente lhe causa danos, devido a erros ou má concepção, não é um malware.

Como exemplo, temos softwares legítimos escritos antes do ano 2000 e que tiveram erros causadores de grandes avarias durante a mudança do ano de 1999 para 2000.

Como ocorre a infecção?

Um malware normalmente acessa os dispositivos da sua empresa através da internet, podendo ser muitos os caminhos até chegar nos computadores da sua equipe.

Os principais caminhos utilizados pelo malware para acessar seu sistema são: e-mails; sites invadidos; demonstrações de jogos; download de músicas, softwares e arquivos diversos.

Esse software malicioso é, muitas vezes, disfarçado ou encaixado dentro de outros arquivos (não maliciosos) durante a sua criação, com o objetivo de passar despercebido pelo usuário.

Assim, computadores desprotegidos, pessoais e de rede, estão em risco constante contra tais ameaças. Logo, entender o seu funcionamento é vital para você saber como remover malware.

É também essencial saber como esse software malicioso age para causar danos a sua organização, pois isso o guiará na sua compreensão sobre como remover malware de acordo com cada categoria.

Veja abaixo alguns exemplos mais comuns das formas como a empresa na qual você atua com a gestão de TI pode ser infectada:

  • Download de softwares gratuitos da Internet que contêm malware oculto;
  • Download de softwares legítimos que incluem malware oculto;
  • Acesso a websites infectados;
  • Click em mensagens de erro falsas ou janelas pop-up que iniciam o download de um malware;
  • Anexos de e-mail que contém malware.

Há muitas outras formas diversificadas de um malware se espalhar, mas isso não significa que não é possível detê-lo. Apenas é necessária uma melhor conscientização digital.

Como reconhecer e remover malware?

Um possível sinal de infecção por malware no seu dispositivo é se ele está lento. A lentidão pode ser também justificada por pop-us, spam ou panes frequentes.

Um escaneador de malware é tudo o que você precisa para checar a situação do sistema da sua empresa e verificar se existe algum computador ou dispositivo infectado.

E, caso já tenha se tornado uma vítima, o que fazer? Algumas medidas podem ser tomadas e falaremos mais sobre elas agora.

Para remover malware, a melhor forma é usando uma ferramenta de remoção eficaz, que pode ser encontrada em um software antivírus de qualidade.

Porém, você deve levar em consideração que cada forma de malware tem características e maneiras próprias de agir, exigindo uma metodologia específica e diferente para sua remoção em cada caso.

Logo, a melhor saída para controlar danos e prejuízos contra malwares na sua empresa é a prevenção através de bons hábitos adquiridos no seu consumo online de informações.

E, sempre tenha em mente, a parceria com uma consultoria que lhe auxilie no processo de remoção, sabendo que cada malware requer um processo distinto.

Assim, você terá melhores condições e estará apto e preparado, para lidar com um possível ataque.

Agora que você sabe como remover malware e um pouco do que ele pode causar ao seu negócio, veja algumas etapas práticas para que você e sua equipe estejam protegidos.

O melhor caminho para remover malware é a prevenção

Algumas medidas básicas são necessárias na trajetória para remover malware. E a primeira delas é a prevenção contra tudo aquilo que é denominado malware.

E para se prevenir, você e sua equipe podem agir de diversas formas.

Usar softwares antivírus, anti-malware eficientes, juntamente à obtenção de melhores hábitos de consumo online é um ponto de partida fundamental nesse trajeto.

Programas de defesa desse tipo podem ser obtidos em versões gratuitas, dependendo da necessidade que a sua empresa possui.

E, para adquirir melhores hábitos online, comece com artigos gratuitos ou passe a procurar por uma parceira, como a Eco IT, que te auxiliará na re-educação da sua equipe.

A prevenção vai muito além de proteções oferecidas por alternativas de firewall, softwares antivírus e hardwares de rede. Backups físicos, ou cloud, podem ser também medidas a serem consideradas.

Tenha em mente que um malware explora qualquer tipo de falha de segurança no sistema operacional da sua empresa, nas aplicações e/ou extensões utilizadas por ela.

Isso engloba desde bugs presentes na rede da empresa, até vulnerabilidades ocasionadas por versões de navegadores e plugins utilizados por cada usuário em seus dispositivos.

Ao conhecer melhor sobre o que é, como funciona e como remover malware, você passa a saber como os autores desses malicious softwares agem.

Eles procuram erros e lacunas que possam explorar, de modo a causar mais danos para o seu negócio. E você, e sua equipe, não terão descanso para combater as criações que continuamente se inovam.

E, agora que você aprendeu sobre como remover malware e formas de se proteger, acesse o site da Eco IT e descubra outras formas de como podemos auxiliar na segurança do seu negócio.


Compartilhe com um amigo!