Segurança da informação: Blindando a empresa digitalmente

Segurança da informação: Blindando a empresa digitalmente

O investimento em segurança da informação é necessário em todas as empresas, mesmo as que são mais recentes precisam entender como podem usufruir disso. Vale salientar que através da segurança da informação, uma empresa previne o roubo de sua propriedade intelectual, protege os seus dados, controla o acesso à sua rede, e-mails, etc. A não implementação de uma política e ações de segurança da informação pode gerar diversos prejuízos para o seu negócio. Continue lendo o nosso post e entenda como blindar a sua empresa contra os riscos existentes!

O monitoramento e registro de acessos

Criação e manutenção de acessos, usuários e senhas, nível de acesso às pastas de rede, permissões que cada um pode ter nos sistemas de informação, possibilidade de acesso remoto aos computadores, deve ser extremamente documento e controlado pelo setor de tecnologia da informação.

É preciso também definir de níveis de complexidade na criação de senhas, utilizando caracteres especiais, letras e números, definindo também uma quantidade mínima para a senha e um prazo de validade para ela. Outro ponto importante é a suspensão do acesso de funcionários que estejam afastados, de férias ou que foram desligados.

Backup e arquivamento de dados

O backup ou cópia de segurança dos dados é uma parte muito importante para o seu negócio. Ter redundância de dados pode salvar o seu faturamento caso ocorram falhas no seu software de gestão ou até mesmo acidentes com os servidores da sua empresa. É necessário adquirir uma ferramenta de gestão de backups para que eles sejam personalizados de acordo com os tipos de cópia existentes e a periodicidade com que devem ser realizadas.

Além disso, essas ferramentas tem recursos avançados para fazer recuperação parcial de determinados arquivos, caso ocorra alguma exclusão acidental de documentos vitais para a empresa.

Também é importante deixar claro que uma cópia de segurança não deve ser armazenada no mesmo local que os arquivos originais, uma vez que caso aconteça algum incêndio ou outro tipo de catástrofe, sua empresa poderia perder tudo. 

Definição de política de segurança da informação

Dentro da política de segurança de informação são abordadas diversas práticas que devem ser aplicadas por todos os funcionários, visando proteger a empresa. Um grande exemplo disso são as recomendações de acesso à internet, envio e recebimento de e-mails e a permissão ou não para a utilização de um pendrive, DVD ou HD externo, etc.

É importante explicar e fazer de tudo para garantir que os funcionários entendam que o fruto do seu trabalho é de propriedade da empresa e, caso levem trabalho para casa, pode ocorrer um vazamento de dados que poderá prejudicar o seu negócio.

Com o fim de todas as orientações e determinações, um documento formal da política de segurança de informação da empresa precisa ser repassado para todos os seus colaboradores, enquanto o setor de TI precisa garantir o seu pleno cumprimento.

O processo de blindagem digital de uma empresa é complexo e precisa da ajuda de profissionais capacitados para tal atividade. Vale a pena adquirir uma consultoria técnica com o objetivo de auxiliar na aquisição de ferramentas e também no desenvolvimento de uma política de segurança da informação confiável.

Gostou do texto? Aproveite para conhecer também algumas práticas de segurança na nuvem!


Compartilhe com um amigo!