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Segurança digital: 5 preocupações que sua empresa precisa ter

Segurança digital: 5 preocupações que sua empresa precisa ter

Todas as empresas produzem grande quantidade de informações todos os dias. Muitas delas são sigilosas, como dados de funcionários, fornecedores, contratos, clientes, projetos, processos internos, entre outros. Para evitar vazamentos e roubo de dados, a segurança digital é primordial, especialmente quando se trabalha com a computação em nuvem.

Por isso, as empresas precisam ficar atentas a alguns cuidados essenciais com relação à segurança para evitar possíveis ataques. Veja os 5 mais importantes:

1. Aposte em um sistema de nuvem confiável

Existem diversas opções para as empresas que pretendam manter a segurança de seus dados através da cloud computing.

Por isso, é importante analisar os serviços oferecidos e se assegurar de que estes vão atender a todas as necessidades da organização, sem comprometer o sigilo das informações corporativas.

2. Mantenha a segurança digital pela lei de proteção de dados

Cada vez mais as organizações vêm se adequando às leis de proteção de dados para manter a sua idoneidade. E não é apenas por causa da lei. Afinal, nenhuma empresa quer seus dados corporativos nem os de seus empregados vazando pela internet.

Outro ponto importante é a redução de custos com auditoria, que se torna bem inferior quando a empresa se mantém dentro das normas.

3. Invista em um bom sistema de arquivamento de informações e dados

Uma das grandes vantagens de se trabalhar em nuvem é que ele oferece um sistema de arquivamento de informações e de dados robusto, para evitar interrupções e atender a todos os requisitos de conformidade do seu negócio.

Assim, a organização consegue manter a segurança digital de todos os seus dados, com menor complexidade e baixo custo, além de trabalhar com escalabilidade e eficiência.

4. Efetue o backup

Caso ocorra algum tipo de problema no servidor, atualizações malsucedidas ou, no caso de uma queda de energia elétrica, por exemplo, é importante que a empresa conte com um sistema de backup e armazenamento de dados eficiente, para que seja possível recuperar dados e informações.

Atualmente, os sistemas em nuvem estão cada vez mais modernos e conseguem oferecer um grande espaço de armazenamento para clientes corporativos, além do serviço de  backup e uma proteção de dados bastante segura e confiável.

5. Crie uma política de uso para os dispositivos móveis

A utilização de dispositivos móveis pelos colaboradores é uma realidade nas empresas. Porém, eles são muito vulneráveis a riscos e podem afetar diretamente a segurança digital da organização.

Portanto, é essencial que sejam criadas políticas de uso desses aparelhos dentro da companhia, para impedir o vazamento de dados e até mesmo o sequestro de informações corporativas. Assim os colaboradores ficam cientes dos riscos que correm ao expor informações da empresa e de suas consequências.

Ainda com relação a vazamento de dados, vale a pena analisar a necessidade de bloqueio da cópia de dados de seus computadores através de pendrives. Assim, evita-se que os funcionários saiam com informações confidenciais de dentro da organização.

Quais são as consequências de uma falha no meu sistema de segurança?

Ações na justiça

Se dados de clientes, fornecedores ou funcionários vazam, a empresa pode ser acionada na justiça por essas pessoas, caso seja provado que o vazamento de dados se deu por intermédio da sua organização.

O desvio de informações corporativas é algo ainda mais danoso, pois faz com que a empresa perca a confiança de seus clientes e fornecedores. Ela ainda pode ter de arcar com indenizações pesadas, caso a justiça entenda que houve irresponsabilidade no armazenamento e falha na segurança digital.

Perdas financeiras

Além dos custos relacionados a ações na justiça e indenizações, a organização também fica sujeita a grandes perdas financeiras. Isso ocorre porque ela perde clientes importantes que, por medo de serem lesados, buscam uma concorrente, o que é totalmente indesejável.

Uma empresa com má reputação também perde seu valor frente ao mercado e de seus potenciais clientes, o que é prejudicial para uma organização séria e comprometida com seus valores.

Como você pode perceber, a falha na segurança digital de uma empresa acarreta diversos problemas. Quais medidas você toma para proteger os seus dados corporativos? Compartilhe a sua opinião nos comentários.