Trabalho colaborativo: entenda como melhorar os processos da empresa

O trabalho colaborativo vem se tornando uma realidade no mundo dos negócios, por garantir maiores retornos para a empresa e desenvolver um clima de satisfação entre funcionários e gestores, além de estimular uma resposta positiva do cliente. Você sabe como isso funciona? Continue lendo, descubra mais sobre o trabalho colaborativo e veja boas dicas de como isso pode melhorar os processos de sua empresa:

Compartilhe informações

O trabalho de compartilhamento acontece a partir da associação de informações realizada entre os diferentes profissionais de uma empresa, visando realizar atividades com melhores resultados e atingir as metas estabelecidas. Ou seja, é um trabalho de integração, que otimiza o desempenho do grupo. Por exemplo, no Google Planilhas há diversas funcionalidades a fim de que os colaboradores possam consolidar o planejamento de orçamentos, visualizar dados financeiros ou customizar os gráficos. Tudo de modo rápido e bastante confiável. O grupo pode ainda ter uma agenda online de acesso comum e trocar ideias em softwares de elaboração de documentos em conjunto, acelerando a leitura de planilhas, apresentações de slides e outros arquivos.

Compartilhando-se informações, partilha-se também responsabilidade e compromisso. Todos têm o dever de aprender, prestar ajuda, esclarecer e participar, criando uma rede eficiente de planejamento e de atividades que se complementam. Um bom trabalho em grupo permite que se descubram habilidades individuais que poderão servir a determinados fins ou poderão ser associadas a outras habilidades, atingindo os objetivos propostos, resolvendo problemas e agilizando serviços.

Use sistemas de comunicação acessível

Atualmente, com as mídias digitais e os diferentes recursos tecnológicos, é possível partilhar informações com mais praticidade, rapidez e comodidade. Através desses meios, o trabalho colaborativo se desenvolve de forma dinâmica entre os profissionais de uma empresa. Como Google Apps por exemplo, pode-se fazer hangouts de chat ou videoconferências com colegas de trabalho, clientes e outros colaboradores que estão em suas residências ou lugares distantes, por exemplo.

Respeite as hierarquias

Deve existir respeito entre os profissionais no trabalho colaborativo. Todos devem trabalhar em conjunto para obter os melhores resultados para o coletivo, ou seja, a organização. O diálogo, a liberdade de expressão, a tolerância, a abertura para as novas ideias e a capacidade de assumir seus próprios erros e de deixar-se corrigir são essenciais.

A relação dos gestores com seu time é de extrema importância e deve estar baseada no respeito e na capacidade de saber comunicar, partilhar e ouvir. O gestor também faz parte da rede de conexões. Ele também é um membro do organismo, deve conhecer seus funcionários e ter capacidade para organizar as atividades do grupo. As decisões não deverão ser exclusividade de uma pessoa apenas, mas resultarão do compartilhamento e avaliação das opiniões de todos os profissionais da rede.

Conecte e compartilhe

O que vale no trabalho colaborativo é a conexão do pessoal, de modo que seja possível realizar o trabalho em qualquer momento ou local. O grupo precisa estar sempre em comunicação e em harmonia para não prejudicar o andamento das tarefas. É necessário flexibilidade nos processos de trabalho e abertura para novas ideias que venham a contribuir para a otimização dos resultados. Em um aplicativo como o Google Drive, por exemplo, os arquivos ficam seguros e acessíveis às pessoas autorizadas em qualquer dispositivo com conexão à internet, além de permitir a edição dos documentos em conjunto.

Valorize o treinamento

É interessante treinar os funcionários, explicando os mecanismos do sistema. O profissional precisa saber em que consiste o trabalho colaborativo e se realmente está ajustado a ele, a fim de que o sistema dê certo. Nele, todos são importantes, as funções se equivalem e a participação unânime é fundamental.

Você já aproveita o trabalho colaborativo na sua empresa? Como estão os processos de sua organização? Já instalou um sistema inovador em favor de sua produtividade? Independentemente do tamanho do seu negócio, essa é uma ótima solução. Compartilhe a responsabilidade e as informações para ampliar em seu time o desejo de trabalhar, dividir seu conhecimento e aprender mais! Aproveite para registrar sua opinião e tirar suas dúvidas aqui nos comentários!


Compartilhe com um amigo!