Transformação digital: como lidar com essas mudanças?

Um assunto latente na atualidade é transformação digital e como ela tem afetado os processos dentro das empresas. Mesmo com toda essa repercussão, na prática, a verdade é implacável: a maioria das companhias está longe de acompanhar esses avanços.

Muitas vezes, vemos líderes de empresas tratando a transformação digital apenas como uma estratégia de Marketing Digital. Porém, esse fenômeno vai muito além disso.

Para ajudar você a lidar com esse avanço praticamente diário das novas tecnologias e a levar essa modernização para a sua empresa, escrevemos esse artigo no qual apresentamos o conceito e alguns pontos importantes da transformação digital. Confira:

Transformação digital: adaptar-se e sobreviver

Transformação digital é a expressão usada para descrever a velocidade das transformações às quais empresas têm de se adaptar para acompanhar os seus clientes. O termo também tem relação direta com as mudanças sociais causadas pela presença efetiva da tecnologia nas nossas vidas.

Por exemplo, a implementação de uma “versão digital” da sua empresa precisará de investimento e tempo, principalmente para levar essas adaptações para a sua equipe. É preciso que o foco do time de TI seja modernizar os processos fundamentais que já funcionam dentro da organização. Dessa forma, é possível oferecer a melhor experiência para o seu cliente.

Leve em consideração a sua própria rotina como empresário: por exemplo, hoje você consegue resolver uma importante transição bancária, comprar equipamentos e realizar outras tarefas enquanto está em um enorme congestionamento.

Cloud Computing: rapidez e eficiência nos seus processos

Mesmo com o avanço da tecnologia não é seguro deixar seus dados armazenados apenas em mídias físicas, por isso, o armazenamento em nuvem hoje é a solução eficiente e segura para esse problema.

A transformação digital pede que a empresa seja integrada setor por setor, até o atendimento ao cliente, gerando um enorme volume de dados e trazendo mais custos, não só em equipamentos, como também com espaço e mão de obra para gerenciar esses dados.

É aqui que a Cloud Computing faz a diferença: armazena todos esses dados em nuvem, reduzindo drasticamente os custos e aumentando a segurança.

Além de armazenamento, a Cloud Computing dinamiza também a sua comunicação, visto que é muito mais prático os setores terem acesso a dados que precisam em tempo real sem necessitar solicitar o acesso ou mesmo o arquivo impresso para outro setor, agilizando assim os processos de forma ecológica.

 

Inbound Marketing: o processo de captação

Além da área de T.I, o Marketing também deve estar atento às transformações, principalmente no processo de captação de novos clientes, apresentar soluções rápidas e processos eficientes sempre foi o sonho de qualquer profissional de marketing.

Antes do processo de Inbound é preciso ter um funil de vendas bem definido – para saber mais leia também Funil de Vendas – O que é e para que serve? – e claro, começar os testes.

Inbound Marketing é considerado o novo marketing, porque ao invés de apenas fazer oferta do produto e serviço, as empresas produzem conteúdo de interesse do público-alvo, cativando e fazendo a venda através de ferramentas de automação de e-mail marketing.

A estratégia de Inbound é a etapa que exigirá o máximo de interação entre  as equipes de Marketing e T.I, e por esse motivo, essa é uma das etapas mais importantes de todo o processo, é ela quem vai garantir a rapidez dos serviços e também do feedback dos clientes.

Se você não tem nenhuma base para começar a fazer parte da transformação digital e oferecer a melhor e mais rápida experiência para os seus clientes, reúna agora sua equipe de TI e Marketing e escute todas as possibilidades técnicas para fazer uma mudança radical nos processos da empresa. Sua equipe será a sua melhor aliada.

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