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Zapier: saiba como gerar economia através da integração de aplicativos

Quanto tempo você gasta com uso manual dos mais diversos aplicativos em sua empresa? Nunca pensou nisso? Esse é um ponto bastante importante e que deve ser levado em consideração. Quanto melhor for a gestão de tempo no seu negócio, mais o trabalho irá render e isso se converterá em melhor rentabilidade.

Afinal, a máxima “tempo é dinheiro” vem se tornando cada vez mais realidade, com cada vez mais funções sendo assumidas nas organizações. Além disso, com uma melhor gestão, há menos risco de erros em longo prazo, ajudando a evitar possíveis correções que deverão ser realizadas posteriormente.

Uma opção bastante interessante para otimizar o seu tempo nas suas rotinas organizacionais com uso de aplicativos é o Zapier. Saiba mais sobre ele neste post!

O que é o Zapier?

O Zapier é uma ferramenta de integração de aplicativos bastante útil e eficiente nas mais diversas esferas empresariais. Basicamente, é um serviço web que permite que você automatize algumas ações rotineiras, a fim de melhorar a sua gestão de tempo e melhorar o seu dia a dia no trabalho.

Ele possibilita que você faça conexões entre aplicativos, gerando automação de tarefas corriqueiras. Muitas vezes, precisa-se transferir informações entre eles, e fazer isso manualmente, mesmo que em, alguns casos, seja algo simples, consome um tempo que poderia ser dedicado para outra tarefa.

Com o Zapier você consegue criar diálogos diretos entre diversas plataformas como, por exemplo, Pipedrive, Sales Force, TeamWork, Zendesk, Evernote, Dropbox, Trello, Jira, Google Calendar, Google Drive, Gmail, MailChimp, Twitter, Facebook, PayPal, entre diversos outros (são mais de 400 disponíveis!), por meio da conexão das APIs delas.

Quais os benefícios do uso dessa ferramenta?

Um dos benefícios do Zapier é a economia na elaboração de um novo aplicativo que realize a automação que você deseja. Utilizando essa ferramenta, você economiza verba que seria gasta em programadores que procurariam essas soluções, podendo realocar esse valor para investir em outras questões importantes a serem otimizadas dentro do seu negócio.

Em segundo lugar, a plataforma é bastante intuitiva, permitindo que qualquer usuário com conhecimento básico de informática consiga fazer as automações de forma simples e direta. Você consegue, rapidamente, sem precisar destacar um funcionário específico para isso, gerar essas automações tranquilamente.

Se, por exemplo, você realiza gestão de clientes por meio de aplicações de CRM e utiliza o PayPal como forma de pagamento, pode gerar uma automação para que, cada vez que cair um pagamento vinculado a uma conta dessa segunda ferramenta, os dados já sejam contabilizados na primeira, incluindo-o como um novo cliente e realizando a gestão e curadoria desse novo dado.

Algo que você faria manualmente ou pagaria um desenvolvedor para criar do zero pode ser feita em curto prazo por meio do Zapier. E as possibilidades são diversas!

Com isso, é possível fazer uma gestão financeira, estratégica, de clientes, que automatiza seu marketing, contabiliza os dados, facilita a análise de Big Data e Business Inteligence, ajuda na governança de TI e favorece suas ações, entre diversas outras facilidades que são necessárias para seu negócio.

Com as expansões de possibilidades de integração de ferramentas por meio do Zapier, você consegue não só poupar tempo em fazer isso manualmente, mas também abre um leque de opções que talvez não tivesse pensado anteriormente. Com isso, é possível realizar mais ações estratégicas essenciais para potencializar seu negócio, seja na gestão de fornecedores, na captação de novos clientes, em ações de marketing, na gestão financeira ou no gerenciamento de agendas e eventos.

Em um mercado cada vez mais competitivo para as mais diversas áreas, quanto mais estratégico você for e quanto maior a qualidade dessas ações, mais otimizado será seu tempo e menos investimento financeiro será necessário para cada ação realizada. Essa economia, tanto financeira quanto de tempo, poderá ser remanejada para outros esforços que não contam ainda com automação.

Com integração fácil e possibilidades de automação, o negócio ganha em questão de produtividade, permite que seus funcionários dediquem seu tempo para outras funções mais complexas, deixando detalhes técnicos e tarefas rotineiras chatas nas mãos do Zapier; economiza tempo e investimento em desenvolvimento de soluções SaaS e torna seu trabalho mais fluido e dinâmico. Isso é ideal para o ambiente empresarial!

Como realizar a integração dos aplicativos?

Utilizar o Zapier para a integração dos aplicativos utilizados em seu negócio não é difícil. Em primeiro lugar, é importante que você conheça quais são os aplicativos disponíveis para integração pela ferramenta. A maioria mais utilizada no mercado está inclusa no rol atendido, tal como:

  • Trello;
  • Gmail;
  • Google Sheets;
  • MailChimp;
  • Google Calendar;
  • Typeform;
  • Twitter;
  • Evernote;
  • Facebook Pages;
  • Google Drive;
  • Dropbox;
  • Facebook Lead Ads;
  • Google Contacts;
  • WordPress;
  • Pipedrive;
  • Hubspot;
  • Instagram;
  • Salesforce;
  • Todoist;
  • Basecamp 2;
  • Office 365;
  • JIRA;
  • Wunderlist;
  • LinkedIn;
  • Smartsheet;
  • SurveyMonkey;
  • Google Tasks;
  • MYSQL;
  • OneDrive;
  • Shopify;
  • Hubspot CRM;
  • Paypal;
  • Magento;
  • Pinterest;
  • Meetup;
  • Youtube;
  • Cisco Spark.

Esses são apenas alguns dos 400 aplicativos inclusos na lista disponível para integração. Com isso, você já consegue perceber que ele será bem útil para seu trabalho!

Você deve, portanto, criar uma conta no Zapier, escolhendo um entre os 5 planos disponíveis. Para que faça a melhor escolha, você deve analisar quantos serviços precisará integrar. Os planos variam entre 5, 20, 50, 75 e 125 zaps e 100, 3000, 15000 e 50000 tarefas por mês.

Para esclarecer melhor, zaps são as integrações entre plataformas, ou seja, quando se associa um trigger a uma ação. Como o exemplo que demos acima, toda vez que uma compra for concluída pelo PayPal, gera-se um arquivo de cliente novo na sua aplicação de CRM. Isso é um zap. As tarefas são o número de vezes que isso é realizado pela ferramenta de automação.

Após escolher o plano, você poderá começar a fazer seus zaps novos. Clique em “make a new Zap”. Escolha qual aplicativo você utilizará e qual será a sua ação correspondente na outra plataforma. Depois, configure o zap com as informações da plataforma escolhida. Como cada uma opera de uma forma diferente, esse passo pode variar.

Realizou as configurações? O Zapier te dá a opção de testar para saber se está tudo funcionando corretamente. Afinal, você também não quer perder etapas de trabalho por uma configuração inadequada, não é mesmo?

Tudo correto? Então é hora de utilizá-lo para automatizar outras tarefas e funções! Utilize sua criatividade e pensamento estratégico para gerar combinações da melhor forma possível!

E você, gostou desse post sobre o Zapier e como ele pode ajudar o seu trabalho? Está pronto para começar a automatizar seus processos e tornar sua rotina mais produtiva? Comece já a operar com ele!

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